sexta-feira, 30 de março de 2012

SEMINÁRIOCONSUMIDOR CONSCIENTE NA PROLAGOS

POR LETÍCIA AGUIAR


Tivemos a honra de sermos convidado para o evento patrocinado pela Prolagos, que foi realizado no dia 21 de março de 2012.





O evento contou com a presença da impressa de São Pedro da Aldeia, assim como dos demais Municípios da região dos lagos que são abastecidos pela Prolagos, senti falta da imprensa de Cabo Frio .
COMO SE DEU ESSE CONVITE:
A menos de um mês  Charles Domingues resolveu fazer uma pesquisa no site da concessionária visando obter a qualidade de água que esta sendo distribuída para Cabo Frio, assim como demais Municípios, porem quando buscou o laudo de analise teve alguma dificuldade em localizar os mesmos, resolveu enviar um email a Prolagos e tão logo foi encaminhado para o setor de ouvidoria, para nossa surpresa, tivemos uma resposta, inclusive admitindo que o site estivesse em atualização, assim como foi gerado um numero de protocolo que pode ser visto no email que segue abaixo.
É importante frisar que a antiga Portaria n.º 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde assim como a atual Portaria 2.914, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, assim como também determina o plano de amostragem e a forma com que ele deve ser disponibilizado aos usuários; comenta Domingues.
Assim sendo ficamos aguardando as respostas da concessionária conforme sequência de emails abaixo
EMAIL INICIAL QUANDO DETECTADO A FALTA DOS LAUDOS
RESPOSTA DA CONCESSIONÁRIA ENVIANDO VARIOS ANEXOS COM TODOS OS LAUDOS SOLICITADOS


Após esse processo fomos convidados para o seminário do dia do consumidor em paralelo com o dia da água e com o lançamento do novo site.
A idéia do evento segundo a concessionária era promover a política de atendimento e transparência ao cliente por meio do debate responsável de questões de interesse de toda a população. Estiveram presentes no evento líderes comunitários, representantes de algumas prefeituras,  órgãos de defesa do consumidor, entidades de classe e consumidores.
O evento deu início com a presença do presidente da Prolagos Sr Carlos Roma que após cumprimentar um a um de seus convidados deu início ao evento, com a apresentação institucional.  Após isso apresentou o contrato de concessão da Prolagos e os investimentos realizados pela empresa na área de saneamento nos municípios de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Dúvidas sobre os procedimentos comerciais forma esclarecidas, achamos muito interessante o debate com esclarecimento dos direitos e deveres do consumidor do saneamento.
Foi feita uma espécie de apresentação das obras, dos objetivos e metas da concessionária, que anotou algumas reclamações de moradores com relação a ausência de fornecimento de água, algumas duvidas com relação ao tratamento de esgotos fora dirimidas, inclusive com alguns questionamentos com relação ao esgoto de arraial do cabo que não contempla ao contrato de concessão. Domingues fez um questionamento com relação ao tão badalado assunto ar nas tubulações que foi bastante discutido por engenheiros, advogados das associações e interessados assim como consumidores.
Foi apresentando o novo site que será uma excelente ferramenta de pesquisas para o consumidor, onde alem de todas as ações da companhia incluindo algumas ações sociais bastante interessantes, o usuário terá todos os laudos de água, onde Domingues teve o seu  nome citado como  colaborador junto a idéia quando da apresentação desse item (ludos de água).
 Demais detalhes podem ser obtidos no novo site da Prolagos

ABAIXO ALGUMAS FOTOS INTERESSANTES
 PRESENÇA DE CHARLES DOMINGUES NO EVENTO
 CHARLES DOMINGUES E O PRESIDENTE DA PROLAGOS SR CARLOS ROMA

Abaixo quando da nossa saída do evento encontramos um enorme vazamento de água potável, oriundo segundo a Prolagos de um incêndio na vegetação marginal da Rodovia Amaral Peixoto, na altura do bairro Morro do Milagre, em São Pedro da Aldeia, atingiu e provocou o rompimento de uma adutora responsável pelo abastecimento das cidades de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, na tarde de 21/03.



Para reparar a tubulação, feita de PEAD (polietileno de alta densidade), foi preciso interromper o abastecimento para São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. O fornecimento de água para os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios não foi afetado.
Em tempo; Essas fotos foram enviadas a Prolagos.

terça-feira, 27 de março de 2012

O ESCÂNDALO DO VENENO – CAP. 4

Postado por: SOS DIRLEI
 
Charles Domingues




Neste domingo (25) o jornalista Cesar Pinho postou em sua coluna o capítulo 3 da série o escândalo do veneno. Hoje posto o capítulo 4, com a aguardada entrevista de um especialista. Trata-se de Charles Domingues, graduado em Gestão Ambiental, Químico, especialista em águas e pós-graduando em Saneamento Ambiental e Engenharia Ambiental, blogueiro (charlesdomingues.blogspot.com) e colunista do blog Cartão Vermelho, do meu amigo Álex Garcia.

Domingues foi contundente:

“É uma constatação a nível mundial. O uso desse herbicida pode causar muitos e graves problemas”.

“Se o prefeito tivesse noção da gravidade da aplicação do Roundup com certeza não autorizaria esse tipo de prática”.

“Pelo Brasil, vários municípios aprovaram projetos de lei proibindo o uso de qualquer tipo de capina química, com base no Glifosato, outros proíbem até mesmo a comercialização. E por que Cabo Frio deve ser diferente”?



Blog SOS DIRLEI

Qual a definição de capina química?

Charles Domingues

É uma forma de controlar plantas daninhas com uso de herbicida. Esses produtos têm em sua formulação componentes com capacidade, de depois de aplicados, manter as áreas livres dessas plantas por um longo tempo, diferente da capina manual que é aquele método convencional que todos conhecem.

SOS Dirlei

Por que existe tanta polêmica em relação ao emprego desse agrotóxico?

Charles Domingues

Não seria bem uma polêmica. É uma constatação a nível mundial. O uso desse herbicida pode causar muitos e graves problemas.

SOS DIRLEI

Por que você se refere à Herbicida e não ao nome do produto?

Charles Domingues

O que acontece é que assim como um medicamento, ou um simples refrigerante, ambos tem em sua fórmula um componente chamado princípio ativo. No caso desse herbicida, especificamente, a fórmula seria o Glifosato, que é um herbicida que mata qualquer tipo de planta. Na verdade ele foi desenvolvido pelo fabricante para matar ervas. É importante deixar isso claro.

Nossa atenção deve estar voltada para o composto ativo do herbicida, que é o Glifosato.

SOS DIRLEI

Quando o produto está sendo aplicado, quais as formas de segurança que um usuário deve adotar?

Charles Domingues

Essa é uma pergunta que pode ser respondida de uma maneira muito prática. Assim como os soldados utilizam seus equipamentos de proteção, que fazem parte de seu uniforme, seja capacete, roupas, coturnos e etc., nós, no desempenho de nossas funções, também precisamos utilizar o EPI’S (equipamentos de proteção individual), nesse caso não precisa nem ser questionado se o profissional deveria ou não utilizar os EPI´S, isso é lei. O que precisa ser caracterizado é o grau de risco do produto utilizado ou da função que está sendo exercida, e compatibilizar o EPI.

SOS DIRLEI

E se o usuário não usar os equipamentos, de proteção o que pode acontecer?

Charles Domingues

São duas vertentes a primeira ele não usando o EPI, pode ser contaminado de forma direta, pelas vias respiratórias, pele, visão e etc. A outra, é a contaminação que ele pode proporcionar com o uso do herbicida, no caso de uso de todos os EPI’S adequados o profissional ficará protegido teoricamente, mas o problema é a contaminação que uma possível névoa, chuva e processos de lixiviação que arrastaram para os cursos d’água resíduos de produtos, podendo causar contaminações a jusante além da possibilidade de residuais do produto percolarem pelo solo e alcançarem os mananciais subterrâneos. Por isso precisamos analisar caso a caso o assunto contaminação.

SOS DIRLEI

O senhor acha que a prefeitura desconhece os malefícios da aplicação do Roundup?

Charles Domingues

Não tenho qualquer dúvida disso. Se o prefeito tivesse noção da gravidade da aplicação do Roundup com certeza não autorizaria esse tipo de prática.



SOS DIRLEI

Existe alguma prova de que o uso desse veneno causa problemas ao ser humano?

Charles Domingues

Existem não só vários estudos no mundo incluindo, alguns realizados no Brasil, como também vários municípios brasileiros estão se preocupando com o uso indiscriminado desse herbicida e criando formas legais de controlar a comercialização ou até mesmo proibir o uso dos mesmos.

SOS DIRLEI

Você pode falar sobre alguma forma de controle ou proibição?

Charles Domingues

Dentre vários existem dois estudos a meu ver que encabeçam a lista de grandes estudos com relação ao uso do Glifosato como herbicida em centros urbanos:

CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no ano de 2010 publicou um estudo onde encontrou resíduos de Glifosato nas águas do rio Corumbataí, mesmo o fabricante do produto garantindo que residuais não chegariam aos corpos hídricos.

Outro estudo muito importante é o da prefeitura de Campinas. O Município solicitou um profundo estudo junto à secretaria municipal de saúde, que decidiu proibir de imediato a aplicação do Glifosato naquela cidade paulista.

Além de estudos com relação à utilização do herbicida, acrescenta-se a esses, vários projetos de lei em tramitação, sendo alguns já aprovados, proibindo a prática da capina química urbana, assim como a comercialização do Glifosato.

E por fim a própria ANVISA emitiu uma nota que inclusive você postou em seu blog, que deixa bastante claro que independentemente do composto a ser utilizado, a capina química urbana, não é autorizada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.

SOS DIRLEI

O senhor acha, então, que Cabo Frio deve suspender imediatamente o uso do Roundup.

Charles Domingues

É a própria nota técnica da ANVISA que determina isso, ao não recomendar o uso de herbicidas em capina química em centros urbanos. Agregado a isso, existem vários estudos relacionando o uso desse herbicida a possíveis problemas na saúde humana e até mesmo de ordem ambiental. Não existe garantia e nem recomendação técnica que permita a aplicação destes produtos em área urbana.

SOS DIRLEI

E com relação a contaminação do meio ambiente o que você tem a dizer?

Charles Domingues

O que precisa ser avaliado é o real potencial de riscos sanitários e ambientais desses produtos químicos para a saúde humana e o equilíbrio ambiental. Depois da nota da ANVISA, não existe produto no mercado brasileiro devidamente licenciado para uso em ruas, calçadas terrenos e etc.

Quando a Anvisa proibiu o uso de qualquer herbicida em capina química, foi devido ao princípio da precaução, ou seja, o que acontece quando o produto alcança ou não o lençol freático? E se alcançar o que pode acontecer? Devido a muitas dúvidas e a necessidade de se realizarem vários estudos a Anvisa de uma forma muito prudente vetou o uso do herbicida base Glifosato, proibindo de forma definitiva o seu uso em capina química.

SOS DIRLEI

O uso desse produto em capina química urbana pode ser considerado um crime ambiental?

Charles Domingues

Sendo comprovado o seu uso de forma indevida existem tanto na lei de agrotóxicos como na lei de crimes ambientais artigos diretamente relacionados, como já vimos, a ANVISA não autoriza o uso do Glifosato em capina química urbana, aliado a isso como mencionei existe a Lei de Agrotóxicos e Afins nº 7.802, de 89, que menciona em seu artigo 15, que aquele que produzir, comercializar, transportar, aplicar, prestar serviço, der destinação a resíduos e embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente estará sujeito à pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa. E por fim temos a lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605, de 12/02/98, o qual estabelece uma pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa para quem usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente.



SOS DIRLEI

Qual a mensagem que você gostaria de deixar?

Charles Domingues

As pessoas precisam estar mais esclarecidas, especialmente em uma época em que lutamos tanto pela vida no planeta, como pela saúde pública, hoje temos até o dia mundial da água, nós seres humanos fazemos parte do meio ambiente então se nós o preservarmos, estaremos automaticamente nos preservando.

Eu não posso aceitar a prática de capina química realizada nas calçadas, praças, meio-fio, e etc., essa prática geralmente efetuada por funcionários que na maioria das vezes sequer sabem o que estão fazendo, além dos riscos que estão correndo quando se aplica um produto desse tipo. Os riscos de uma contaminação pontual (local) ou difusa são grandes, uma fonte de contaminação que dependendo de quem estiver no ambiente diretamente afetado, tocar, dependendo para onde soprar o vento, ou para onde as águas de chuvas carregaram, vão sem dúvida alguma impactar o meio. É uma fonte potencial de risco de exposição para adultos, crianças, flora e fauna, existentes no entorno.

Quem autoriza essa prática precisa parar e pensar nos danos que pode causar ao cidadão e ao meio ambiente. Nós já lutamos tanto contra a poluição dos corpos hídricos, contra a destinação incorreta dos resíduos (lixo), contra a poluição atmosférica, contra o aquecimento global, contra as mega construções em éreas de preservação permanente - APP, dentre tantas, e agora o administrador resolve inserir nessa estatística mais uma forma de contaminação? Isso não pode mais acontecer. Pelo Brasil, vários municípios aprovaram projetos de lei proibindo o uso de qualquer tipo de capina química, com base no Glifosato, outros proíbem até mesmo a comercialização. E por que Cabo Frio deve ser diferente?

segunda-feira, 26 de março de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO CHARLES DOMINGUES.

POR LETÍCIA AGUIAR

sexta-feira, 16 de março de 2012

COMO O LIXO É COLETADO EM CABO FRIO




Na manhã de 11/03/2012, eu pude constatar que parte da coleta de cabo frio, ainda vem sendo feito em caminhões abertos, como na década de 70, nada contra a década de 70, mas isso constitui um atentado a saúde pública e a minha inteligência.
Seria interessante a SECAF, se manifestar e tentar explicar a população de Cabo Frio, o porque desse tipo de transporte vem sendo utilizado, haja vista os resíduos que são transportados em caminhões abertos estão sujeitos a queda, contaminação dos usuários profissionais, sujar as ruas e etc
Como pode ser observado na foto em sequencia, o profissional de coleta trabalha sem as mínimas condições  necessárias de segurança e/ou higiene. Não possuem EPI’S Adequados, ficando totalmente expostos a possíveis contaminações independentemente do resíduo coletado ser de origem doméstica ou não.
Observem na figura acima, que o profissional somente apresenta luvas de proteção, quando na verdade os mesmos necessitam para desempenhar suas funções de maneira adequada, de roupas apropriadas, botas, luvas e máscaras e como já foi dito, dos demais EPI’S( Equipamento de proteção individual)


A coleta de lixo da cidade é feita de forma simples e primitiva um caminhão aberto passa pelas ruas com alguns funcionários que recolhem todo o lixo e jogam nesse mesmo veiculo. Esse tipo de veiculo, independentemente do tipo de resíduo coletado, esta totalmente ultrapassando para realizar esse tipo de coleta, o profissional leva muito tempo para organizar os resíduos na corroceira, realizando esforços cada vez mais repetitivos, visando compactar o lixo manualmente, alem do que muito provavelmente o lixo coletado vez por outra cai na rua, deixando a mesma suja, quando na verdade a idéia da coleta seria outra
Eu esperava no mínimo um caminhão compactador, e não me venham dizer os responsáveis pelos serviços, que isso era resíduo de coleta seletiva ou que estavam coletando somente papel e papelão por que não é verdade, era todo e qualquer tipo de lixo que estavam ensacados depositados nas ruas e/ou calçadas pelos moradores e empresas do bairro Guarani.

Lixo armazenado em sacos plasticos, caixas são coletados pelos profissionais e jogados
na caçamba do caminhão

Em uma época onde o Brasil já lançou desde 02 de agosto de 2010, a lei Nº 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos ) onde a mesma menciona em seu Art. 18:

A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.
Nesse caso caros leitores se trata tando da limpeza urbana, quanto ao manejo
dos resíduos sólidos.
 
Em pleno 2012 o lixo continua sendo transportado em caminhão aberto sem a mínima segurança para os profissionais e para os moradores conforme pode ser visto na figura abaixo.

 Profissional(rosto preservado) apenas com luvas de proteção. \onde estão os outros EPI'S?
Transporte dos resíduos de forma inadequada
Falta um maior comprometimento do Governo Municipal para solucionar a questão do lixo, o município deveria estabelecer princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, visando o controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais.
Vejam quantos riscos estão sujeitos os usuários, moradores e profissionais de coleta, somente observando a foto abaixo:
 
O transporte de lixo urbano tem como intuito fazer limpeza das cidades. A coleta deveria ser feita por caminhões especiais com compactadores, caminhóes esses que são responsáveis pela primeira compactação do lixo.

Antes dos resíduos ser destinado ao aterro, o caminhão compactador deveria realizar a primeira compactação de modo a reduzir ao máximo o volume dos resíduos coletados.

Nessa matéria eu nem me apeguei a coleta seletiva, estou  apenas visando alertar a população para o erro de se transportar resíduos sólidos em caminhões abertos, alem de mostrar também os riscos para os profissionais que ficam pendurados nesses veículos usando de formas quase que rudimentares para acomodar o lixo na caçamba do caminhão.

A utilização de veiculo especifico, facilita o  transporte de lixo urbano que eu acredito que esteja sendo vazado em aterro sanitário onde  lixo é depositado permitindo mantê-lo confinado sem causar maiores danos ao meio ambiente

O maior problema é a forma com que o transporte do lixo é feito da cidade até o local de depósito. Fica a pergunta no ar será que o caminhão sai da cidade sem uma lona sequer para vazar o lixo, sendo que o mesmo com o vento, pode acabar voando e ficando ao longo do caminho, o que além de poluir o meio ambiente, também polui visualmente a chegada da cidade.
É uma total falta de comprometimento, em primeiro lugar com a saúde humana e depois com o meio ambiente.

Cabe salientar que os profissionais que ali estavam não tem a menor parcela de culpa, os mesmos estavam cumprindo suas atividades, afinal de contas não são eles, profissionais de coleta que optaram por dirigir esse veículo, que no mínimo deveria passar por uma manutenção preventiva para depois sim circular nas ruas, porem recolhendo entulho, moveis, qualquer coisa menos resíduos sólidos urbanos.
Creio que algumas perguntas passam pela cabeça dos leitores, por exemplo, ai vão algumas
De quem é a responsabilidade pela coleta do lixo urbano?
Quem deveria cuidar do resíduo sólido da cidade, coletando, transportando e destinando em aterros sanitários?
Quem deveria cuidar da segurança desses profissionais?

POIS È !!!

Vou deixar uma foto para facilitar as respostas

domingo, 11 de março de 2012

INFECÇÕES PODEM APARECER COM O USO EXCESSIVO DE AR CONDICIONADO

Tempo quente, quem não gosta de está no ar condicionado? Contudo, apesar de ser um alívio contra o calor, o eletrodoméstico também é um meio de disseminação de doenças e pode prejudicar a saúde trazendo as famosas alergias ou até mesmo infecções.


Uso de ar condicionado pode provocar infecções

Para alergista Maria Jussara Fernandes Fontes, professora da faculdade de medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o ar condicionado é um dos maiores causadores de doenças respiratórias.

Ela explica que o ar frio resseca a mucosa do nariz, responsável por defender o organismo da entrada de bactérias para o pulmão. "A mucosa nasal é revestida por cílios que têm papel de varredura, levando as bactérias e os vírus para fora do organismo. Uma vez agredida pelo ar frio, ela resseca e perde essa defesa, diminuindo a resistência e aumentando as chances de infecção, expondo o organismo", informa.

Sobre a quantidade de tempo para ficar em um ambiente com ar condicionado, o pneumologista Ricardo Millinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), ressalta que ficar mais de três ou quatro horas aumenta as chances de contrair gripe, resfriado e infecções. "As pessoas que sofrem de asma, sinusite ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são ainda mais sensíveis e têm mais chance de ter exacerbações".

Segundo o especialista, a pneumonia é o problema mais grave que pode ser provocado por uma infecção nos pulmões.

Como evitar?


O primeiro passo para evitar a proliferação de vírus e bactérias é fazer a manutenção do ar condicionado. A troca do filtro deve ser feita pelo menos uma vez por ano e os tubos precisam ser limpos a cada seis meses. No caso do carro, o filtro deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros.

Outro alerta é para a temperatura. A mudança brusca de temperatura de um ambiente muito frio para outro muito quente, também resseca a mucosa. O pneumologista recomenda que a temperatura do ar condicionado não pode ficar tão fria. "O ideal é que fique entre 20ºC e 22ºC", indica.

Já a baixa umidade provocada pelo eletrodoméstico, os especialistas destacam a ingestão de bastante água e o uso de soro fisiológico no nariz para umidificar a mucosa ressecada.

Os umidificadores ou o uso de tigelas com água no ambiente são uma boa dica na hora de dormir.

Reportagem: Catarina Costa com informações do Uol
Imagem web
(FONTE PORTAL DA CLUBE)