sexta-feira, 30 de março de 2012

SEMINÁRIOCONSUMIDOR CONSCIENTE NA PROLAGOS

POR LETÍCIA AGUIAR


Tivemos a honra de sermos convidado para o evento patrocinado pela Prolagos, que foi realizado no dia 21 de março de 2012.





O evento contou com a presença da impressa de São Pedro da Aldeia, assim como dos demais Municípios da região dos lagos que são abastecidos pela Prolagos, senti falta da imprensa de Cabo Frio .
COMO SE DEU ESSE CONVITE:
A menos de um mês  Charles Domingues resolveu fazer uma pesquisa no site da concessionária visando obter a qualidade de água que esta sendo distribuída para Cabo Frio, assim como demais Municípios, porem quando buscou o laudo de analise teve alguma dificuldade em localizar os mesmos, resolveu enviar um email a Prolagos e tão logo foi encaminhado para o setor de ouvidoria, para nossa surpresa, tivemos uma resposta, inclusive admitindo que o site estivesse em atualização, assim como foi gerado um numero de protocolo que pode ser visto no email que segue abaixo.
É importante frisar que a antiga Portaria n.º 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde assim como a atual Portaria 2.914, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, assim como também determina o plano de amostragem e a forma com que ele deve ser disponibilizado aos usuários; comenta Domingues.
Assim sendo ficamos aguardando as respostas da concessionária conforme sequência de emails abaixo
EMAIL INICIAL QUANDO DETECTADO A FALTA DOS LAUDOS
RESPOSTA DA CONCESSIONÁRIA ENVIANDO VARIOS ANEXOS COM TODOS OS LAUDOS SOLICITADOS


Após esse processo fomos convidados para o seminário do dia do consumidor em paralelo com o dia da água e com o lançamento do novo site.
A idéia do evento segundo a concessionária era promover a política de atendimento e transparência ao cliente por meio do debate responsável de questões de interesse de toda a população. Estiveram presentes no evento líderes comunitários, representantes de algumas prefeituras,  órgãos de defesa do consumidor, entidades de classe e consumidores.
O evento deu início com a presença do presidente da Prolagos Sr Carlos Roma que após cumprimentar um a um de seus convidados deu início ao evento, com a apresentação institucional.  Após isso apresentou o contrato de concessão da Prolagos e os investimentos realizados pela empresa na área de saneamento nos municípios de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Dúvidas sobre os procedimentos comerciais forma esclarecidas, achamos muito interessante o debate com esclarecimento dos direitos e deveres do consumidor do saneamento.
Foi feita uma espécie de apresentação das obras, dos objetivos e metas da concessionária, que anotou algumas reclamações de moradores com relação a ausência de fornecimento de água, algumas duvidas com relação ao tratamento de esgotos fora dirimidas, inclusive com alguns questionamentos com relação ao esgoto de arraial do cabo que não contempla ao contrato de concessão. Domingues fez um questionamento com relação ao tão badalado assunto ar nas tubulações que foi bastante discutido por engenheiros, advogados das associações e interessados assim como consumidores.
Foi apresentando o novo site que será uma excelente ferramenta de pesquisas para o consumidor, onde alem de todas as ações da companhia incluindo algumas ações sociais bastante interessantes, o usuário terá todos os laudos de água, onde Domingues teve o seu  nome citado como  colaborador junto a idéia quando da apresentação desse item (ludos de água).
 Demais detalhes podem ser obtidos no novo site da Prolagos

ABAIXO ALGUMAS FOTOS INTERESSANTES
 PRESENÇA DE CHARLES DOMINGUES NO EVENTO
 CHARLES DOMINGUES E O PRESIDENTE DA PROLAGOS SR CARLOS ROMA

Abaixo quando da nossa saída do evento encontramos um enorme vazamento de água potável, oriundo segundo a Prolagos de um incêndio na vegetação marginal da Rodovia Amaral Peixoto, na altura do bairro Morro do Milagre, em São Pedro da Aldeia, atingiu e provocou o rompimento de uma adutora responsável pelo abastecimento das cidades de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, na tarde de 21/03.



Para reparar a tubulação, feita de PEAD (polietileno de alta densidade), foi preciso interromper o abastecimento para São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. O fornecimento de água para os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios não foi afetado.
Em tempo; Essas fotos foram enviadas a Prolagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário