domingo, 11 de março de 2012

INFECÇÕES PODEM APARECER COM O USO EXCESSIVO DE AR CONDICIONADO

Tempo quente, quem não gosta de está no ar condicionado? Contudo, apesar de ser um alívio contra o calor, o eletrodoméstico também é um meio de disseminação de doenças e pode prejudicar a saúde trazendo as famosas alergias ou até mesmo infecções.


Uso de ar condicionado pode provocar infecções

Para alergista Maria Jussara Fernandes Fontes, professora da faculdade de medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o ar condicionado é um dos maiores causadores de doenças respiratórias.

Ela explica que o ar frio resseca a mucosa do nariz, responsável por defender o organismo da entrada de bactérias para o pulmão. "A mucosa nasal é revestida por cílios que têm papel de varredura, levando as bactérias e os vírus para fora do organismo. Uma vez agredida pelo ar frio, ela resseca e perde essa defesa, diminuindo a resistência e aumentando as chances de infecção, expondo o organismo", informa.

Sobre a quantidade de tempo para ficar em um ambiente com ar condicionado, o pneumologista Ricardo Millinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), ressalta que ficar mais de três ou quatro horas aumenta as chances de contrair gripe, resfriado e infecções. "As pessoas que sofrem de asma, sinusite ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são ainda mais sensíveis e têm mais chance de ter exacerbações".

Segundo o especialista, a pneumonia é o problema mais grave que pode ser provocado por uma infecção nos pulmões.

Como evitar?


O primeiro passo para evitar a proliferação de vírus e bactérias é fazer a manutenção do ar condicionado. A troca do filtro deve ser feita pelo menos uma vez por ano e os tubos precisam ser limpos a cada seis meses. No caso do carro, o filtro deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros.

Outro alerta é para a temperatura. A mudança brusca de temperatura de um ambiente muito frio para outro muito quente, também resseca a mucosa. O pneumologista recomenda que a temperatura do ar condicionado não pode ficar tão fria. "O ideal é que fique entre 20ºC e 22ºC", indica.

Já a baixa umidade provocada pelo eletrodoméstico, os especialistas destacam a ingestão de bastante água e o uso de soro fisiológico no nariz para umidificar a mucosa ressecada.

Os umidificadores ou o uso de tigelas com água no ambiente são uma boa dica na hora de dormir.

Reportagem: Catarina Costa com informações do Uol
Imagem web
(FONTE PORTAL DA CLUBE)



Nenhum comentário:

Postar um comentário