sexta-feira, 16 de março de 2012

COMO O LIXO É COLETADO EM CABO FRIO




Na manhã de 11/03/2012, eu pude constatar que parte da coleta de cabo frio, ainda vem sendo feito em caminhões abertos, como na década de 70, nada contra a década de 70, mas isso constitui um atentado a saúde pública e a minha inteligência.
Seria interessante a SECAF, se manifestar e tentar explicar a população de Cabo Frio, o porque desse tipo de transporte vem sendo utilizado, haja vista os resíduos que são transportados em caminhões abertos estão sujeitos a queda, contaminação dos usuários profissionais, sujar as ruas e etc
Como pode ser observado na foto em sequencia, o profissional de coleta trabalha sem as mínimas condições  necessárias de segurança e/ou higiene. Não possuem EPI’S Adequados, ficando totalmente expostos a possíveis contaminações independentemente do resíduo coletado ser de origem doméstica ou não.
Observem na figura acima, que o profissional somente apresenta luvas de proteção, quando na verdade os mesmos necessitam para desempenhar suas funções de maneira adequada, de roupas apropriadas, botas, luvas e máscaras e como já foi dito, dos demais EPI’S( Equipamento de proteção individual)


A coleta de lixo da cidade é feita de forma simples e primitiva um caminhão aberto passa pelas ruas com alguns funcionários que recolhem todo o lixo e jogam nesse mesmo veiculo. Esse tipo de veiculo, independentemente do tipo de resíduo coletado, esta totalmente ultrapassando para realizar esse tipo de coleta, o profissional leva muito tempo para organizar os resíduos na corroceira, realizando esforços cada vez mais repetitivos, visando compactar o lixo manualmente, alem do que muito provavelmente o lixo coletado vez por outra cai na rua, deixando a mesma suja, quando na verdade a idéia da coleta seria outra
Eu esperava no mínimo um caminhão compactador, e não me venham dizer os responsáveis pelos serviços, que isso era resíduo de coleta seletiva ou que estavam coletando somente papel e papelão por que não é verdade, era todo e qualquer tipo de lixo que estavam ensacados depositados nas ruas e/ou calçadas pelos moradores e empresas do bairro Guarani.

Lixo armazenado em sacos plasticos, caixas são coletados pelos profissionais e jogados
na caçamba do caminhão

Em uma época onde o Brasil já lançou desde 02 de agosto de 2010, a lei Nº 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos ) onde a mesma menciona em seu Art. 18:

A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.
Nesse caso caros leitores se trata tando da limpeza urbana, quanto ao manejo
dos resíduos sólidos.
 
Em pleno 2012 o lixo continua sendo transportado em caminhão aberto sem a mínima segurança para os profissionais e para os moradores conforme pode ser visto na figura abaixo.

 Profissional(rosto preservado) apenas com luvas de proteção. \onde estão os outros EPI'S?
Transporte dos resíduos de forma inadequada
Falta um maior comprometimento do Governo Municipal para solucionar a questão do lixo, o município deveria estabelecer princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, visando o controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais.
Vejam quantos riscos estão sujeitos os usuários, moradores e profissionais de coleta, somente observando a foto abaixo:
 
O transporte de lixo urbano tem como intuito fazer limpeza das cidades. A coleta deveria ser feita por caminhões especiais com compactadores, caminhóes esses que são responsáveis pela primeira compactação do lixo.

Antes dos resíduos ser destinado ao aterro, o caminhão compactador deveria realizar a primeira compactação de modo a reduzir ao máximo o volume dos resíduos coletados.

Nessa matéria eu nem me apeguei a coleta seletiva, estou  apenas visando alertar a população para o erro de se transportar resíduos sólidos em caminhões abertos, alem de mostrar também os riscos para os profissionais que ficam pendurados nesses veículos usando de formas quase que rudimentares para acomodar o lixo na caçamba do caminhão.

A utilização de veiculo especifico, facilita o  transporte de lixo urbano que eu acredito que esteja sendo vazado em aterro sanitário onde  lixo é depositado permitindo mantê-lo confinado sem causar maiores danos ao meio ambiente

O maior problema é a forma com que o transporte do lixo é feito da cidade até o local de depósito. Fica a pergunta no ar será que o caminhão sai da cidade sem uma lona sequer para vazar o lixo, sendo que o mesmo com o vento, pode acabar voando e ficando ao longo do caminho, o que além de poluir o meio ambiente, também polui visualmente a chegada da cidade.
É uma total falta de comprometimento, em primeiro lugar com a saúde humana e depois com o meio ambiente.

Cabe salientar que os profissionais que ali estavam não tem a menor parcela de culpa, os mesmos estavam cumprindo suas atividades, afinal de contas não são eles, profissionais de coleta que optaram por dirigir esse veículo, que no mínimo deveria passar por uma manutenção preventiva para depois sim circular nas ruas, porem recolhendo entulho, moveis, qualquer coisa menos resíduos sólidos urbanos.
Creio que algumas perguntas passam pela cabeça dos leitores, por exemplo, ai vão algumas
De quem é a responsabilidade pela coleta do lixo urbano?
Quem deveria cuidar do resíduo sólido da cidade, coletando, transportando e destinando em aterros sanitários?
Quem deveria cuidar da segurança desses profissionais?

POIS È !!!

Vou deixar uma foto para facilitar as respostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário