quarta-feira, 25 de junho de 2014

O QUE REALMENTE É O DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE



Caro amigo leitor, aproveitando que o planeta realizou várias e várias comemorações relacionadas ao tema meio ambiente, onde no dia 05 foi comemorado em várias cidades do mundo o dia internacional do meio ambiente.

Mas se eu perguntar o que realmente significa o dia 05 de junho, muitos eu tenho certeza irão dizer que é o dia de proteger o meio ambiente, porem o que eu tenho visto e creio que o meu fiel leitor também, seriam uma série de eventos relacionados principalmente a proteção ambiental natural, e muitos eventos visando a proteção de florestas e recursos hídricos.

Eu jamais posso discordar da preocupação do homem com as florestas, porem eu não posso aceitar que o meio ambiente seja tratado como uma simples ação de proteger o natural ou seja incentivamos o uso sustentável das florestas, dos rios dos lagos e etc. etc. etc., e o que fazemos com o ser humano que está morrendo de fome? Ou países que estão fadados ao desparecimento em função do aquecimento global? Ou quem sabe o colapso que esta as portas em função da péssima gestão com relação ao uso da agua?

Pois é caro leitor a coisa vai muito além de plantar uma arvore, ou inserir um mergulhador para extrair sedimentos do fundo do corpo receptor, nós precisamos investir em educação ambiental enquanto ainda há tempo, queridos amigos ninguém absolutamente ninguém é obrigado a entender de questões ambientais, porém é importante que sejam feitos esforços no intuito de passar para a população do que realmente se trata a preservação ambiental. Está na hora de mudarmos nossos conceitos e ao lado da preservação natural, sejam inseridos tanto a preocupação com o desenvolvimento econômico, quanto ações de responsabilidade social.

É óbvio que as questões ambientais passam pela proteção da fauna da flora, mas não podemos tirar desse conceito ou perder o foco para o ser humano, hoje temos países, cidades e municípios que vivem a verdadeira miséria endêmica e o que estamos fazendo? É meus amigos endêmico não é só o mico leão dourado, também existem outras coisas que são endêmicas, por isso as políticas ambientais sejam públicas ou privadas, devem visar o desenvolvimento sustentável, pois essa sim é uma forma de preservação que perpassa por todas as área, como realmente só o meio ambiente consegue fazer, por isso meus amigos a gestão ambiental é a forma multidisciplinar de ver as questões ambientais, não podemos somente nos preocupar com uma parte do ambiente, mas sim com todas.

O ser humano precisa aprender coisas novas e eu me incluo nessa relação, precisamos entender que tratar de questões ambientais como um todo significa tentar prolongar o tempo de vida útil (para nós) desse castigado planeta.

Creio que o leitor esteja perguntando mas e o dia do meio ambiente? Sim esse que foi criado desde 1972 em Estocolmo, onde a ONU(Organização das Nações Unidas), definiu o dia 05 de junho como o dia internacional do meio ambiente, porém não para por ai, existem um tema e um pais sede, e eu muito pouco vejo pessoas falando sobre isso, a coisa tem um cunho de instrução, ninguém chega a pais sede do dia do meio ambiente a toa, algo esse pais fez, assim como o tema e de suma importância para todos, e vai muito além de plantar algo, ela passa por sobrevivência, por qualidade de vida.

Esse ano a cidade sede foi Barbados na América central e o tema foi “Aumente sua voz e não o nível do mar”, sim por que alguns dos pequenos países insulares em desenvolvimentos estão fadados a desaparecerem se o nível do mar atender as expectativas dos pesquisadores, ou seja, esses países são ilhas que sumirão do mapa, caso a matriz energética do mundo não seja modificada, caso as indústrias, carros e nós continuemos queimando e emitindo CO2 sem controle, ou quem sabe o homem continue desmatando sem se preocupar com o amanhã, por isso meus amigos dentro desse breve resumo eu tentei alertar para o problemas relacionado as questões ambientais, e sempre que você caro leitor ver uma atitude voltada para a preservação ambiental, verifique bem qual o cunho que a mesma tem, se realmente é de preservação ou de auto valorização.

Meio ambiente é coisa séria!!!

Eu sou Charles Domingues - Químico / Gestor Ambiental / Especialista Saneamento Ambiental / Especialista Engenharia ambiental / Especialista em águas / Perito ambiental / Mestrando em gestão e auditorias ambientais.

Não deixe de ler o meu blog:www.charlesdomingues.blogspot.com

www.facebook.com/cvdomingues /Twitter; @charlesdomingue

terça-feira, 24 de junho de 2014

MARICULTURA, UM MEIO SUSTENTÁVEL..




Boa Tarde queridos leitores, hoje vou falar sobre a Maricultura em Arraial do Cabo e suas respectivas características...

Arraial do Cabo é conhecido como uns dos mais bonitos municípios brasileiros, pois contém as praias mais lindas da Região dos lagos, sem nenhuma poluição, com águas cristalinas e ricas em nutrientes, e por isso é um ambiente propício para o cultivo de moluscos.

A ACRIMAC (Associação dos Coletores e Criadores de Mariscos de Arraial do Cabo) entre outras entidades desenvolvem um projeto de cultivo de fazendas marinhas, visando a preservação ambiental e o desenvolvimento social. Cujo nome é Maricultura ou Fazendas Marinhas. 

A Maricultura surgiu na Década de 70 no Brasil, através de estudos e projetos em Cabo Frio e Arraial com o Almirante Paulo Moreira.

Eles tiveram esse incentivo, pois queriam criar seu próprio alimento, e não extrair do meio marinho, podendo tornar alguma espécie extinta. A maricultura se tornou um meio sustentável, pois eles cultivam as espécies e não retiram do meio ambiente.

Quando se fala em Maricultura se fala em biodiversidades marinhas, meio ambiente, economia e turismo.

Os Maricultores compram as sementes ( Ostras, Vieiras e Mexilhões ) de São Paulo e o cultivam na fazenda marinha e diariamente fazem o manejo e a repicagem.

Os Moluscos são repicados em lanternas por tamanhos, eles ficam separados em lanternas por degraus. O manejo é feito durante meses até os Moluscos chegarem ao tamanho médio de mais ou menos 10 cm. Quando eles atingem ao tamanho ideal para consumo, as mercadorias são exportadas para fora, e sendo mais consumidas em grandes restaurantes.


As lanternas ficam presas por cordas dentro da água e são sustentadas por uma bombona, na cor azul ou amarela. Essas Bombonas são sinalizadoras e cada uma sustenta uma lanterna.


Foto 1 : Processo de recolhimento da Lanterna.

As esposas dos Maricultores focam mais na parte artesanal, pois no processo de repicagem,muitos moluscos morrem, deixando suas conchas. As conchas são reaproveitadas podendo se tornar brincos, cordões, anéis e enfeites para a casa.

A Maricultura se tornou um meio sustentável para os pescadores da Região dos Lagos, e é uma esperança nova para o futuro. ‘’ Cultivar sem Retirar ‘’.

Gabriella Beserra Costa.
Estudante 2° Período de Gestão Ambiental

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Programa Cidade Sustentável exibido em 10-04-2014

O Programa Cidade Sustentável que vai ao ar todas as quintas feiras as 15.30 pela Jovem TV canal 8 cabo frio e canal 9 Jardim esperança, e também pode ser assistido para todo Brasil pelo pela internet no link www.jovemtv.com.br.





Os temas tratados foi o Entreposto de Pesca de Cabo Frio-RJ  com o Subsecretário da Pesca Chico Fiscal.

Chico Fiscal 


Link para assistir a reprise desse programa



terça-feira, 17 de junho de 2014

POR QUE PROTEGER O MICO-LEÃO-DOURADO?


Qual a finalidade de preservar o mico-leão-dourado? E por que proteger o lobo guará? Mais além: por que proteger a mata atlântica e a floresta amazônica? Todos sabemos que é necessário proteger diversas espécies animais e vários ecossistemas diferentes, desde pequenos aprendemos isso e levamos essa consciência por toda a vida, apesar de nem todos fazerem uso desse conhecimento. Fato indiscutível.

Todavia, apenas sabemos que temos que os proteges, sem ter noção de qual a verdadeira intenção em preservar tais componentes bióticos e abióticos. Não pense meu caro leitor, que seja porque tais espécies sejam ‘bonitinhas’, muito pelo contrário, muitas espécies que são preservadas passam bem longe do status de ‘bonitinhas’ (isso foi irresistível, perdoem-me). Na verdade cada uma dessas espécies, cada um desses ecossistemas é uma peça fundamental para a manutenção do nosso bioma. A título de exemplo, tomemos o caso do lobo guará: ele ocupa a posição de consumidor secundário em sua cadeia alimentar, caso este seja extinto, os animais que por ele eram predados acabam se reproduzindo em demasia e desestabilizando aquele ecossistema.

Meus amigos, a preocupação em manter o funcionamento do ambiente ‘macro’ está diretamente relacionada com a proteção de elementos ‘micro’. E todo esse cuidado, todo esse trabalho é voltado para a proteção de uma espécie que, por incrível que pareça, pode correr risco de ter sua existência apagada da face da Terra: a espécie humana. Exatamente, nós corremos esse risco pois uma vez um ambiente sendo impactado negativamente e perdendo suas características, tais impactos atingirão diretamente a qualidade da vida humana. A integridade da biosfera significa nossa prolongação sobre a face do planeta, mas, claro, um dia nossa participação como espécie nesse planeta chegará ao fim, não tenha dúvidas disso, o problema é tornar essa participação mais breve do que deveria, e pior, por meio de nossas próprias mãos.

Para concluir, respondendo as perguntas do início do texto: trabalhamos para proteger tais componentes para proteger a nós mesmos, somos parte ativa de cada ecossistema, e uma vez estes sendo degradados seremos degradados juntamente com eles. A preservação do homem tornou-se o fator que norteia todas as questões ambientais da atualidade, tenha consciência desse fato, e a compreensão dos demais será muito mais clara.


Até a próxima semana!!!

Patrick Soares
Estudante 3° Período de Gestão Ambiental

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Programa Cidade Sustentável Exibido em 03-04-2014

O Programa Cidade Sustentável que vai ao ar todas as quintas feiras as 15.30 pela Jovem TV canal 8 cabo frio e canal 9 Jardim esperança, e também pode ser assistido para todo Brasil pelo pela internet no link www.jovemtv.com.br.


Os temas tratados foram Legislações ambientais no Município de Cabo Frio-RJ, com o Vereador Dr. Taylor.



Link para assistir a reprise desse programa



terça-feira, 10 de junho de 2014

PROGRAMA CIDADE SUSTENTAVEL


PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL


Programa vem alcançando grande expressão, no que diz respeito ao esclarecimento relacionado às questões sustentáveis já passamos a limpo questões do tipo:


  • Energia solar
  • Resíduos sólidos
  • Artesanato sustentável
  • Artes na comunidade



Já falamos sobre projetos de lei para o Município de Cabo Frio, relacionados a sustentabilidade local.
Esportes e a sustentabilidade

Apresentamos  e o belíssimo trabalho de responsabilidade social do COMESPA no município de São Pedro da Aldeia

O programa Cidade Sustentável vai ao ar todas as quintas feiras as 15.30 pela Jovem TV Canal 8 Cabo Frio-RJ, mas voce também pode assistir pela internet acessando o link:

www.jovemtv.com.br



CIDADE SUSTENTÁVEL II

Após o sucesso do programa da ultima semana, o programa que foi ao no dia do meio ambiente, onde dois jovens dos Universitários estudantes de Gestão Ambiental nos brindaram com seus conhecimentos resolvemos trazer o trabalho de ambos para nosso Blog.

ESTRÉIA

Estreia hoje em nosso Blog a Coluna do Jovem estudante de gestão ambiental Patrick Soares, o mesmo assina a coluna Meta para o futuro: O desenvolvimento, a coluna de hoje e simplesmente incrível onde o mesmo com muita propriedade nos faz refletir, sobre o tema Desenvolvimento e Crescimento, vale a leitura.





POR:PATRICK SOARES

DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO É A MESMA COISA??

Procurando algum tema relevante para compartilhar com vocês (afinal, essa é minha primeira coluna, então busquei me esmerar ao máximo para transmitir algo que fosse de algum proveito para o leitor), acabei me deparando com uma questão extremamente importante e que talvez, muitos não tenham parado para questionar.

E aí está o grande ‘x’ da questão, pois muito provavelmente poucos já pararam pra pensar nisso, mas é justamente pra deixar bem claro esse tema que escrevi esse pequeno texto.

Apensar de nós observarmos em todo lugar (em todo lugar MESMO, nas escolas, na rua, na televisão, na internet) o uso de desenvolvimento e crescimento com o mesmo fim, na verdade são coisas bem distintas. Primeiro vamos começar pelo crescimento, que é um termo muito mais quantitativo, ou seja, quando se fala em crescimento estamos falando em algo que simplesmente aumentou de tamanho ou em quantidade, e o problema mora justamente nesse ponto, pois o conceito de crescimento não se preocupa com a possibilidade de algum impacto decorrente deste crescimento, muito menos a magnitude destes. No outro extremo desse assunto, está a questão do desenvolvimento que vai muito além da simples preocupação com o aumento quantitativo de algo, mas se preocupa com a qualidade desse crescimento e quais as consequências e benefícios deste. Ressaltando que esses benefícios não são meramente econômicos, mas também dizem respeito às questões sociais e do bem estar da população. Para ajudar na compreensão desse tema, assistam o vídeo no final da postagem.

Bom, procurei ser o mais claro possível! Agora, meu caro leitor, responda-me: o ser humano tem crescido ou se desenvolvido? A resposta óbvia é que na maioria dos casos, tem apenas crescido. A prova disso é a utilização de indicadores econômicos (PIB, renda per capita) para definir o crescimento de um país e nomeá-lo como ‘desenvolvido’, mas, se olharmos os indicadores sociais desses mesmos países (expectativa de vida, taxa de natalidade e mortalidade, qualidade de vida) veremos que apresentam índices muito baixos. O que concluir disso tudo? A importância de promover o desenvolvimento ao invés do mero crescimento, isso imerso no compromisso de preservar a integridade e bem estar das populações, o crescimento econômico saudável e também, a proteção e manejo adequado dos ecossistemas.





E com isso, meus amigos leitores, concluo meu primeiro texto. Eu planejava falar sobre licenciamento ambiental, mas esse tema realmente me chamou atenção e achei pertinente esclarecer e compartilhar isso com vocês!!! Até a próxima semana!!

Patrick Soares
Estudante 3° Período de Gestão Ambiental

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Programa Cidade Sustentável Exibido em 27-03-2014

O Programa Cidade Sustentável que vai ao ar todas as quintas feiras as 15.30 pela Jovem TV canal 8 cabo frio e canal 9 Jardim esperança, e também pode ser assistido para todo Brasil pelo pela internet no link www.jovemtv.com.br.


O temas  tratados foram a Ação Ambiental Lagoa Limpa  com Daniel Fernandes e a Poluição da Lagoa de Araruama, com o Vereador Emanoel Fernandes.


Vereador Emanoel Fernandes

Daniel Fernandes

Link para assistir a reprise desse programa