terça-feira, 24 de junho de 2014

MARICULTURA, UM MEIO SUSTENTÁVEL..




Boa Tarde queridos leitores, hoje vou falar sobre a Maricultura em Arraial do Cabo e suas respectivas características...

Arraial do Cabo é conhecido como uns dos mais bonitos municípios brasileiros, pois contém as praias mais lindas da Região dos lagos, sem nenhuma poluição, com águas cristalinas e ricas em nutrientes, e por isso é um ambiente propício para o cultivo de moluscos.

A ACRIMAC (Associação dos Coletores e Criadores de Mariscos de Arraial do Cabo) entre outras entidades desenvolvem um projeto de cultivo de fazendas marinhas, visando a preservação ambiental e o desenvolvimento social. Cujo nome é Maricultura ou Fazendas Marinhas. 

A Maricultura surgiu na Década de 70 no Brasil, através de estudos e projetos em Cabo Frio e Arraial com o Almirante Paulo Moreira.

Eles tiveram esse incentivo, pois queriam criar seu próprio alimento, e não extrair do meio marinho, podendo tornar alguma espécie extinta. A maricultura se tornou um meio sustentável, pois eles cultivam as espécies e não retiram do meio ambiente.

Quando se fala em Maricultura se fala em biodiversidades marinhas, meio ambiente, economia e turismo.

Os Maricultores compram as sementes ( Ostras, Vieiras e Mexilhões ) de São Paulo e o cultivam na fazenda marinha e diariamente fazem o manejo e a repicagem.

Os Moluscos são repicados em lanternas por tamanhos, eles ficam separados em lanternas por degraus. O manejo é feito durante meses até os Moluscos chegarem ao tamanho médio de mais ou menos 10 cm. Quando eles atingem ao tamanho ideal para consumo, as mercadorias são exportadas para fora, e sendo mais consumidas em grandes restaurantes.


As lanternas ficam presas por cordas dentro da água e são sustentadas por uma bombona, na cor azul ou amarela. Essas Bombonas são sinalizadoras e cada uma sustenta uma lanterna.


Foto 1 : Processo de recolhimento da Lanterna.

As esposas dos Maricultores focam mais na parte artesanal, pois no processo de repicagem,muitos moluscos morrem, deixando suas conchas. As conchas são reaproveitadas podendo se tornar brincos, cordões, anéis e enfeites para a casa.

A Maricultura se tornou um meio sustentável para os pescadores da Região dos Lagos, e é uma esperança nova para o futuro. ‘’ Cultivar sem Retirar ‘’.

Gabriella Beserra Costa.
Estudante 2° Período de Gestão Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário