terça-feira, 10 de junho de 2014

PROGRAMA CIDADE SUSTENTAVEL


PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL


Programa vem alcançando grande expressão, no que diz respeito ao esclarecimento relacionado às questões sustentáveis já passamos a limpo questões do tipo:


  • Energia solar
  • Resíduos sólidos
  • Artesanato sustentável
  • Artes na comunidade



Já falamos sobre projetos de lei para o Município de Cabo Frio, relacionados a sustentabilidade local.
Esportes e a sustentabilidade

Apresentamos  e o belíssimo trabalho de responsabilidade social do COMESPA no município de São Pedro da Aldeia

O programa Cidade Sustentável vai ao ar todas as quintas feiras as 15.30 pela Jovem TV Canal 8 Cabo Frio-RJ, mas voce também pode assistir pela internet acessando o link:

www.jovemtv.com.br



CIDADE SUSTENTÁVEL II

Após o sucesso do programa da ultima semana, o programa que foi ao no dia do meio ambiente, onde dois jovens dos Universitários estudantes de Gestão Ambiental nos brindaram com seus conhecimentos resolvemos trazer o trabalho de ambos para nosso Blog.

ESTRÉIA

Estreia hoje em nosso Blog a Coluna do Jovem estudante de gestão ambiental Patrick Soares, o mesmo assina a coluna Meta para o futuro: O desenvolvimento, a coluna de hoje e simplesmente incrível onde o mesmo com muita propriedade nos faz refletir, sobre o tema Desenvolvimento e Crescimento, vale a leitura.





POR:PATRICK SOARES

DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO É A MESMA COISA??

Procurando algum tema relevante para compartilhar com vocês (afinal, essa é minha primeira coluna, então busquei me esmerar ao máximo para transmitir algo que fosse de algum proveito para o leitor), acabei me deparando com uma questão extremamente importante e que talvez, muitos não tenham parado para questionar.

E aí está o grande ‘x’ da questão, pois muito provavelmente poucos já pararam pra pensar nisso, mas é justamente pra deixar bem claro esse tema que escrevi esse pequeno texto.

Apensar de nós observarmos em todo lugar (em todo lugar MESMO, nas escolas, na rua, na televisão, na internet) o uso de desenvolvimento e crescimento com o mesmo fim, na verdade são coisas bem distintas. Primeiro vamos começar pelo crescimento, que é um termo muito mais quantitativo, ou seja, quando se fala em crescimento estamos falando em algo que simplesmente aumentou de tamanho ou em quantidade, e o problema mora justamente nesse ponto, pois o conceito de crescimento não se preocupa com a possibilidade de algum impacto decorrente deste crescimento, muito menos a magnitude destes. No outro extremo desse assunto, está a questão do desenvolvimento que vai muito além da simples preocupação com o aumento quantitativo de algo, mas se preocupa com a qualidade desse crescimento e quais as consequências e benefícios deste. Ressaltando que esses benefícios não são meramente econômicos, mas também dizem respeito às questões sociais e do bem estar da população. Para ajudar na compreensão desse tema, assistam o vídeo no final da postagem.

Bom, procurei ser o mais claro possível! Agora, meu caro leitor, responda-me: o ser humano tem crescido ou se desenvolvido? A resposta óbvia é que na maioria dos casos, tem apenas crescido. A prova disso é a utilização de indicadores econômicos (PIB, renda per capita) para definir o crescimento de um país e nomeá-lo como ‘desenvolvido’, mas, se olharmos os indicadores sociais desses mesmos países (expectativa de vida, taxa de natalidade e mortalidade, qualidade de vida) veremos que apresentam índices muito baixos. O que concluir disso tudo? A importância de promover o desenvolvimento ao invés do mero crescimento, isso imerso no compromisso de preservar a integridade e bem estar das populações, o crescimento econômico saudável e também, a proteção e manejo adequado dos ecossistemas.





E com isso, meus amigos leitores, concluo meu primeiro texto. Eu planejava falar sobre licenciamento ambiental, mas esse tema realmente me chamou atenção e achei pertinente esclarecer e compartilhar isso com vocês!!! Até a próxima semana!!

Patrick Soares
Estudante 3° Período de Gestão Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário