terça-feira, 13 de novembro de 2012

MEIO AMBIENTE A ECONOMIA A SOCIEDADE E A POLÍTICA.



Hoje em dia, onde vamos e o que assistimos nos noticiários, sempre se referem ao meio ambiente como a menina dos olhos de todos. Hoje o meio ambiente traz ou pelo menos deveria trazer uma nova definição na economia, na sociedade e na política, tudo devido a uma frase que ficou muito famosa, porem muito pouco praticada ou até quem sabe desconhecida de alguns e ignorada por muitos "Desenvolvimento Sustentável".



Um município hoje precisa por em prática na íntegra o conceito de desenvolvimento sustentável, pois lado a lado andam o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento socioeconômico, hoje o progresso não é mais simbolizado por chaminés,


 

ou 


Enormes edifícios em sua maioria dentro de área de proteção 


Mas sim são demonstrados através de consciência dos governantes, no que se refere a trabalhar em parceria com o conhecimento técnico, hoje eu considero que 50% de qualquer desenvolvimento econômico, passa por um licenciamento ambiental bem feito. Daí a necessidade de cada vez mais a política se integrar as visões acadêmicas, pois dessa forma as possibilidades de equívocos são cada vez mais reduzidas, e com isso prevalece o desenvolvimento econômico andando de braços dados com o consenso ambiental. Já se foi o tempo em que se construía tudo em qualquer lugar, ou não se protegia uma APA, ou uma APP. Hoje isso é no mínimo uma obrigação que pouco a pouco vem se transformando em cultura por parte dos governantes.



A busca por soluções para os impasses do meio ambiente se tornou uma prioridade para os governantes. Hoje uma das questões mais observadas por organismos de financiamento internacional, são as intenções de um determinado órgão ou empreendedor para com o meio ambiente, pois alem de serem considerados todos os requisitos jurídico fiscal e econômico, são avaliadas acima de qualquer coisa a atenção para com o meio ambiente, hoje isso e tão importante nessas relações comerciais que passa a ser um critério básico na implementação de seus programas de financiamentos.


O nosso modelo de desenvolvimento após muitos anos foi o de desenvolvimento predatório, sendo este sempre baseado no consumismo ou desenvolvimento industrial sem controle, hoje essa formatação vem sofrendo constantes alterações, pois da forma que estava indo a tendência seria um colapso, vejam como exemplo o processo de urbanização, o mesmo promove uma meteórica concentração de renda e em paralelo um aumento exorbitante da população o que causa uma sobrecarga das cidades principalmente nos equipamentos urbanos, aumentando o índice de doenças devido a falta ou ausência de saneamento, aumento da pobreza, prostituição, dentre outros tantos problemas, sendo que todos esses contribuem para o aumento dos problemas ambientais.

SOLUÇÃO



Se pararmos para analisar, um município passa a ser um local  privilegiado para que o governante trate dos problemas ambientais que afetam diretamente a qualidade de vida da população, assim como muitas das vezes ações que não visam o meio ambiente, deixam de lado o patrimônio da cidade, fragmentando o conteúdo histórico de um município. 

Soluções a curto prazo podem ser tomadas,  precisamos de um profundo conhecimento das questões ambientais locais, apoio do gestor público, participação popular e a democratização da questão ambiental no território municipal, tornam factíveis as soluções propostas.

O líder municipal moderno deve se interessar acima de tudo pela manutenção da qualidade de vida e pela qualidade ambiental de seu município, assim como as formas de riqueza que a natureza oferece gratuitamente e quem sabe transformando isso em uma fonte de renda para a sua gestão, quem nunca ouviu falar em eco turismo?



Hoje de observarmos as cidades são ecossistemas modificados pela ação antrópica, que visando um desenvolvimento desenfreado desequilibram os ecossistemas, e dessa forma poluem o meio com os resíduos gerados por um consumismo excessivo incentivado pela mídia, e la no final dessa cadeia resta um pequeno detalhe muita das vezes esquecidos pelos gestores, "o lixo".


Amigos, o lixo não perdoa, ele fica ali na sua frente, não importa se a cidade esta ou não em festa se existe ou não alta temporada se o natal esta a 6 dias do ano novo, o lixo persiste e se torna muita das vezes o maior problema da gestão, pois ele e o resultado de um planejamento sustentável equivocado, ou a ausência do mesmo. A necessidade de se dispor os resíduos da produção e do consumo hoje é prioridade máxima em qualquer plano de governo.

Quando falo que o meio ambiente é uma cadeira tão especifica, que ele deveria andar lado a lado com as questões políticas, pois não existe quem seja especialista em meio ambiente, mas sim pessoas que são especializadas em conhecer os aspectos, prever impactos, e trazer soluções sustentáveis, porem não podemos acreditar que soluções ambientais são genéricas, ou seja o que funcionou em um determinado lugar seria o exemplo de gestão ambiental para outro local, há a necessidade de se conhecer as questões, o ecossistema, os biomas as necessidades dos ecossistemas,  conhecer o relevo, o geo-referenciamento assim como as necessidades da população de um determinado lugar dentre outros tantos e tantos itens

Não existem soluções em caixinha que se compra em supermercados ou na farmácia e dão doses a cada 8 horas, para se mitigar os impactos ambientais, é necessário ter o conhecimento do que se trata, ou melhor tem uma noção multidisciplinar para que ai sim sejam tomadas ações que visam minimizar impactos através da identificação dos aspectos ambientais. O gerenciamento do meio ambiente significa a implementação de ações articuladas que resultam da conscientização, mudança de hábitos e comportamentos.


A gestão ambiental de um Município hoje passa pela escolha inteligente dos sistemas de serviços públicos a aplicação de leis adequadas prevendo sanções ao poluidor, criação de leis de maneira objetiva que visam controlar a ocupação e parcelamento do solo urbano; criação de áreas de proteção; campanhas para tratamento e destinação adequada dos residuais sólidos urbanos; alterações nas práticas da Administração Pública, democratização das instituições, utilização dos meios de comunicação para anunciar as questões ambientais assim como ações tomadas pela gestão de incentivo a consciência ambiental com a introdução de educação ambiental. Porem nada disso acontecerá sem um plano de estruturação de políticas municipais de meio ambiente, e para isso é imperativo a parceria do plano político, acadêmico e da população. Com essas questões sob controle, o governo  através de ações planejadas tem como tendência, encontrar, em conjunto com a comunidade,  caminhos adequados para seu crescimento sustentável, deixando de lado o já ultrapassado discurso de progresso a qualquer preço, e dessa forma minimizando desperdícios e estabelecendo ações que visam um equilíbrio entre o meio ambiente, economia, sociedade e a politica.


Na próxima postagem estarei inserindo algumas tecnologias que como Gestor Ambiental julgo imprescindíveis  para o desenvolvimento sustentável de um Município.







Parabéns Cabo Frio pelos seus 397 anos

Charles Domingues











   

2 comentários:

  1. Charles, é muito gratificante acordar e poder ter uma leitura tão significante para os princípios básicos do nosso meio ambiente em que vivemos.

    Com certeza, consciência e conhecimento técnico faz uma bela diferença.

    Parabéns, pela matéria, gostei demais!!!!!

    Que tenha um belo dia!!!


    Gigi Vicente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou,
      Obrigado pelas palavras carinhosas amiga Gigi.
      Um abraço

      Excluir