terça-feira, 25 de setembro de 2012

SANEAMENTO BÁSICO


SANEAMENTO BÁSICO UMA NECESSIDADE DA POPULAÇÃO 
UMA OBRIGAÇÃO DO PODER PÚBLICO

Aqui vemos uma vala negra

Aproveitando a época de campanha eleitoral pretendo trazer a esse Blog nesse período, algumas necessidades básicas, que o ser humano precisa, para ter uma vida saudável assim como também trarei o problema do saneamento básico  e suas consequências para a população em especial a de Cabo Frio. 

Mas o que é saneamento básico?

Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes, o leitor já percebeu que o problema é sério, pois se voltarmos nosso raciocínio para a condição em que se encontra a higiene em nosso município, podemos entender que muita coisa precisa mudar, ou melhor, muito do que se prometeu  muito pouco se cumpriu. Com isso vemos a desigualdade com relação a distribuição de água tratada como é o caso hoje de algumas comunidades e o segundo distrito, pois se já não existe água tratada, imaginem se existiria tratamento de esgotos? Coleta e destinação correta de resíduos piorou, e os resultados estão ai amostra para todos verem, porem muita gente não mostra.

A sequencia de fotos abaixo não nos trazem uma ideia de higiene conforme a definição de saneamento básico e descrito a cima

Esgoto a céu aberto no recanto das dunas


Pois é começamos bem em se tratando de esgoto sabemos que a cidade de Cabo Frio deposita em sua grande maioria o esgoto In Natura na laguna de Araruama, exatamente devido o tal esgoto a tempo seco que todos nos  conhecemos


Para não dizer que estarei somente mostrando aqui o assunto esgoto vamos mudar um pouco e tratar do assunto resíduos sólidos


Condição inadequada de transporte de resíduos

 A foto diz tudo


A sequencia de imagens abaixo é do Manoel Correia 

 Estive pessoalmente vendo a situação 

Na ausência de educação ambiental e de uma coleta de resíduos de forma adequada,
 não poderíamos ter outra situação.


Como pudemos ver o planejamento relacionado a resíduos sólidos não atendem as condições de saneamento básico e observem caros leitores, que não ao fatos isolados

Recanto das Dunas maio de 2012

É tanto lixo que parece montagem  


Só para se ter uma idéia entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar; tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e matérias (através da reciclagem), esses são alguns dos procedimentos muitos deveriam atentar na hora de fazer o tão badalado programa de governo.

Eu sinceramente tenho andando por Cabo Frio, e vejo ainda valas negras, locais onde não existe água tratada, e pasmem os senhores, não precisa ir muito longe para ver isso, o insuportável e ultrapassado esgoto a tempo seco esta em todos os lugares e quem paga por isso é a lagoa e na outra ponta a população, “acho que alguns políticos e governantes, acham que eles tem o poder sobre a natureza, ou acreditam que nunca vão precisar dela, por isso devolvem ao meio ambiente qualquer coisa”.

 Vegetação se mistura com restos de moveis, sacos plásticos
  
Para quem não sabe esse é um indicador de dutos conduzindo gás Liquefeito 

Aqui grande quantidade de resíduos de construção civil 
espero que ninguém precise utilizar a calçada



O incrível é que com os problemas de má distribuição de água tratada, lançamentos de esgoto in natura nos corpos hídricos, levam o município a dispor de muito mais recursos com a saúde, muito mais do que deveria, e olha que os hospitais públicos da região quando não estão fechados, estão funcionando em condições precárias.


Estive em Tamoios só esse mês de setembro foram duas vezes 
e não vi essa água que foi prometida, vamos aguardar.

Os problemas de saneamento básico assolam boa parte do mundo, principalmente, os subdesenvolvidos, onde a falta de tratamento de esgotos a ausência de tratamento de águas e a disposição final de resíduos, são os grandes responsáveis por números absurdos relacionados principalmente a mortandade anual de crianças.

A preocupação aumenta na medida em que alguns governantes que não conseguem resolver esses problemas, e ainda por cima permitem que vários impactos ambientais aconteçam sem sequem tomar qualquer providencia, se aqui formos relacionar a quantidade de equívocos e irregularidades existentes as margens da lagoa e em áreas de proteção, levaríamos alguns dias tentando aqui descrevê-las.

Aqui se leva mais tempo para se obter uma outorga para levar água com qualidade potável milhares de pessoas, do que para se licenciar um mega empreendimento, vai entender isso............

Aproveito para inserir essa entrevista que concedi ao Jornalista Cesar Pinho
 que se refere a água em Tamoios



Pior que isso ainda pode ser a existência de danos irreparáveis na medida em que buscam alternativas para suprir a falta de água doce, ou seja, a existência de tecnologias, alternativas para extração de água como, por exemplo, a busca pelos mananciais subterrâneos, isso pode gerar um grave problema futuro que seria a extração predatória de água desses mananciais podendo pode vir a causar a contaminações dessas fontes e a perda das mesmas de uma forma definitiva, assim como também não podemos deixar de destacar que atividades industriais e/ou agrícolas, também contribuem para uma contaminação seja dos mananciais de superfície como os subterrâneos.

Num resumo podemos observar que serviços que deveriam ser básicos, tais como abastecimento de água; coleta e tratamento dos esgotos; disposição adequada dos resíduos sólidos; drenagem urbana; controles dos vetores são feitos numa grande maioria de forma inadequada e mal distribuída.

 Coleta irregular de resíduos


Sendo assim como podemos alcançar um desenvolvimento sustentável, quando existem pessoas morrendo de fome, sede, bebendo água contaminada, lançando esgotos in natura nos corpos hídricos destinando resíduos (lixo) a céu aberto.

Na verdade os dados são alarmantes e precisam urgentemente de uma política pratica e eficaz de combate a desigualdade social na região, a introdução de um saneamento básico efetivo, para tentar tornar o desenvolvimento sustentável seria a principal. Vale ressaltar que para alguns bairros a palavra desenvolvimento sequer existe que dirá desenvolvimento sustentável, haja vista tamanha pobreza e abandono os quais eles estão expostos.

Hoje a cidade carrega uma grande carga na questão saúde, esse problema pode ser agravado, quando da liberação de grandes empreendimentos sem um mínimo estudo necessário, visando possíveis impactos futuros, por exemplo, se o empreendimento é de grande porte, também será de grande porte a quantidade de pessoas que vão trabalhar nele, mas será que todas possuem uma casa, ou vão morar em uma pousada ou num apart-hotel, em caso negativo é necessário que o leitor faça a seguinte pergunta.

Onde elas irão morar? Ou quem sabe onde elas vão ficar quando acabar a obra?

Para suprir essas necessidades, lugares serão criados sem nenhuma infra estrutura, ou alguém tem duvida disso?

Por isso caros leitores, é que falo tanto de Estudo de impacto ambiental (EIA), e parece que isso passa invisível aos olhos de que licencia esses empreendimentos.

O Governo em sua pouca ousadia é um grande culpado pelo não investimento em áreas importantíssimas como o saneamento básico, em que pessoas são forçadas a viver com uma vida precária, e como vimos, onde sua saúde corre risco. Como vimos o saneamento é fundamental para nossa qualidade de vida, amigos a coisa de maior relevância para a nossa sobrevivência cientificamente comprovado e a água, pois sem água sem vida. Preservar água e também uma forma de se desenvolver uma cidade de maneira sustentável, pois o desenvolvimento sustentável so terá fundamento se for praticado na presença do ser humano, pois preservamos o planeta para nos mesmos para nos mesmos.

Se quiserem saber qual e a importância da água para o ser humano, acompanhem os telejornais e vejam as explorações interplanetárias, qual é o primeiro elemento que eles procuram para saber se existe vida? Acertou quem disse ÁGUA.

Fica a sugestão de que analisemos todas as propostas de governos e vejamos quais as que realmente se preocupam com a real melhoria da qualidade de vida da população, qual a que esta voltada pra o meio ambiente, qual esta preocupada em levar água de qualidade a população, assim como também transformar a palavra esgoto in natura em efluente tratado.

Sim amigos precisamos ver isso agora, pois  e inadmissível uma população tendo que comprar água de carro pipa ou buscando água em longas distancias para matar a sede ou suprir suas necessidades básicas.

Como sempre eu procuro validar as informações então vão ver o que diz a Política Nacional de Recursos Hídricos Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997.

Em seu Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:

        I - a água é um bem de domínio público;
        II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;
        III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;

Será que o que temos visto realmente no caso de Cabo Frio e o Art. 1º Parágrafos I e III, acontecerem na vida das pessoas?

No mesmo Art. 1º parágrafo VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

É realmente isso que se vê, ou durante todo esse tempo vemos a população de alguns bairros e do segundo distrito desesperada por água potável, enquanto o poder publico não se manifesta com nenhuma ação junto ao fornecedor privado e/ou reivindicando do órgão ambiental que o processo de licenciamento seja mais célere, pois quem tem cede não pode esperar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário