segunda-feira, 2 de julho de 2012

PRAÇA DAS ÁGUAS CABO FRIO EM TOTAL ESTADO DE ABANDONO







Eu estou acompanhando de perto o assunto praça das águas dede de janeiro de 2012, porem como estou a mais de três meses sem publicar absolutamente nada a respeito desse descaso por parte dos governantes, acredito que todos pensavam que esse assunto fosse passar em branco, porem como sei que muitas correções são feitas após uma série de críticas, eu utilizei o bom senso e aguardei os responsáveis tomarem alguma atitude ou ate mesmo algum pronunciamento, informando qual o plano de ação estariam tomando para minimizar os problemas existentes, ou até mesmo assumindo que não conseguem resolver os mesmos, seja lá por qual for o motivo. Pasmem caros leitores o silêncio impera a mais de seis meses desde a postagem da primeira matéria, nem Secretaria de Meio Ambiente, nem Cordenadoria alguma e muito menos o Prefeito, fizeram qualquer tipo de pronunciamento na tentativa de explicar o por que de tais aberrações que são visíveis a olho nu, pois o verde da água esta cada vez mais concentrado assim como proporcionalmente a essa concentração, cresce a possibilidade de problemas para aqueles que frequentam o local. Porem cabe aos usuários daquele local, saberem que a responsabilidade por cuidar do patrimônio da cidade esta incluída na gestão do município, logo já aparece de pronto o responsável, não só pela manutenção da qualidade da água, assim como limpeza asseio e conservação do local, incluindo também a proteção do cidadão que ali frequenta.
No estagio atual, o frequentador não só pode ser contaminado com qualquer poluente existente na água, como até mesmo ter maiores problemas físicos, pois existem fiações aparentes, já que se trata de um lago ornamental com presença de iluminação artificial.

A ideia de Paisagismo compete uma visão e uma prática de adequação ambiental, na perspectiva da salubridade, da estética e do bem estar geral, e sinceramente não é isso que vemos e podemos comprovar na sequencia de fotos que seguem com o conteúdo dessa postagem. Ao se desenvolver projetos que possuam efeitos é necessário se preocupar com a qualidade da água, sua manutenção, aspecto, cheiro, cor, transparência, nível de oxigenação, possibilidade de proliferação de larvas de insetos, de outros micro-organismos, alem também de se preocupar com a condição dos peixes existentes no local.
Para os responsáveis mais uma vez eu informo que a conservação, limpeza, controle físico químico e microbiológico das águas recirculantes (a população precisa ter acesso), são aspectos primordiais a manutenção de uma fonte do nível da praça das águas.

A Lei 6938 de 31 de agosto de 1981- Política Nacional de Meio Ambiente menciona em seu art.3º, I, da Lei 6.938/81 III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;
c) afetem desfavoravelmente a biota;
d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;
e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;

De posse desses dados de quem é a culpa pelo total estado de abandono da praça das águas senão o Município, que acompanha a tudo como se a responsabilidade não fosse sua, deixando o tempo passar, e parece que não estar se importando muito com a condição insalubre do local, assim como permitindo a poluição da água que recircula e por que não dizer também é aspergida no ambiente.

Outro absurdo que passa invisível aos olhos do  poder publico é o estado em que estão os peixes que ali existem, ou seja pra concluir, é uma vergonha o estado em que se encontra a praça das águas, e mais vergonhoso ainda é o total descaso do município com relação a esse grande impacto ambiental.

Condição da cascata que dizem estar tratada


 Fiação exposta essa é apenas uma existem outras


 O Município não seria o responsavel por guardar o lacal? O que fazem essas crianças ali?


Aerosol envia micro-gotas para ambiente externo

Esse é o estado do ambiente Lôtico 

Acima é o estado do ambiente Lêntico

 Acredito que as figuras acima e abaixo não necessitam de identificação 



Estado de conservação do local, presença de detritos



Sem comentários I

Sem comentários II


 Muito me preocupa a proximidade do público ao aerosol. 



 Sem comentários III


Esse é o total estado de abandono em que se encontra a praça das águas, se isso acontece em um lago artificial, onde o tratamento esta ao alcance dos homens e a resposta a qualquer programa de tratamento e bastante rápida(falo isso por ser químico), imaginem o que estão fazendo com a Laguna de Araruama, as Restingas, os Parques Ecológicos, os Manguezais, a Mata Nativa, os Sambaquis, As Dunas, as APP’s E as APA’s ................................................

Charles Domingues





6 comentários:

  1. Bom dia, eu fiz denuncia ha um tempo atras ao Ibama e orgaos de fiscalizacao ambiental, pois os peixes estavam em visivel sofrimento por falta de O2 na agua, no entanto o descaso continua. Eh simplesmente vergonhoso!!! Muitos ainda utilizam o lago como banheiro. Nem uma autoridade para tomar conta.... Muito triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor

      A questão não é somente cuidar dos peixes, não estão conservando o patrimônio da cidade, afinal de contas aquele lago foi feito com dinheiro publico. Existi possibilidade do contato de ser humano com aquela água, sem contar com a vida existente naquele ambiente, o oxigênio até existe, pois as cascatas o chafariz e o próprio lugar facilitam, o problema é que ele esta existindo no lugar errado dentro do lago, devido a uma serie de erros naquele processo.

      Um abraço e obrigado pela contribuição

      Excluir
  2. Olá, Dr. Charles,

    Vamos provocar o MP sobre esse descaso?

    Não é muito. Nem sabemos onde vai. Mas posso desafiar a adoção de medidas que afastem esse quadro alarmante, degradante.

    Eisenhower.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dr. Eisenhower

      O senhor sabe que pode contar comigo, acho que essa postagem por si já retratam o total estado de abandono do local, alem do que existe grande possibilidade de contato dos frequentadores com a água, assim como o total descaso com os peixes, o asseio, e até por que não dizer a segurança, pois as fotos mostram até crianças em cima das pedras.

      Fique a vontade caso o se necessite de maiores informações, é só pedir que lhe forneço, afinal de contas nossas famílias frequentam esse lindíssimo local, que as pessoas que dizem cuidar estar se encarregando de destruir.
      Um forte abraço

      Excluir
  3. Prezado Dr. Charles,
    Em minhas buscas por matéria relacionada com este espaço, encontrei o seu blogspot, o qual felicito desde já. Apreciei muito a forma como expôs o assunto.
    Como profissional "outsider" na área dos biossistemas aquáticos, especialidade em lagos para natação, ou piscinas biológicas, despertou-me o intesesse da forma como enfocou o tema.
    Vou entrar em contato consigo através do e-mail que aparece na página.
    Um cordial abraço,
    Luís Filipe Pereira
    EcoPools - Brasil
    www.ecopoolsonline.com
    luispereira@arquiteturapositiva.eco.br

    ResponderExcluir
  4. Prezado Luis Pereira.

    Agradeço pelo seu contato assim como por sua visita ao Blog.Meu e-mail para contato é

    charlesdomingues@uol.com.br
    pode se comunicar por meio deste.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir