sábado, 14 de julho de 2012

AINDA EXISTEM VALAS NEGRAS




 SANEAMENTO BÁSICO E A INCRÍVEL REALIDADE DE CABO FRIO


Caros leitores
Essa semana recebi uma denúncia com relação a um assunto que muito assola a humanidade que são as valas negras, e fomos pessoalmente avaliar a situação e fizemos alguns registros fotográficos , visando validar todas as informações assim como a postagem da denuncia que foi feita pelo Dario Monteiro.
Vamos a denuncia aqui reproduzida na integra, e imediatamente abaixo a sequencia de figuras que comprovam o verdadeiro absurdo que a população de Cabo Frio, pra ser mais preciso moradores do Recanto das Dunas, Manoel Corrêa e Jardim Nautilus.
.



A denúncia de Dario Monteiro:





Amigo Charles


Em nosso bairro recanto das dunas, existe um valão a céu aberto em plena época, aonde o meio ambiente esta sendo muito discutido.

O Valão esgoto esta localizado em toda extensão do bairro recanto das dunas pela Rua Angustura indo até o bairro vila do sol, sendo despejado o esgoto na lagoa de araruama (praia do sudoeste).

Esse esgoto e dos bairros recanto das dunas, Manoel Corrêa e Jardim Nautilus, causando muito mosquito, ratos e principalmente crime ambiental e trazendo também desconforto para nossos moradores.

Há 03 anos lutamos para uma rede de tratamento nesse valão e manilhamento do mesmo, a prefeitura somente faz a limpeza de 02 em 02 anos, é isso é um paliativo.

Mosquito invade o nosso bairro devido a este valão.

SOS Valão
Dario monteiro dos santos -- morador do bairro.


Amigo leitor é incrível o jogo de empurra como dizia a minha falecida mãe, entre a concessionária de águas e o município de Cabo Frio, esta bem claro através dessa denúncia. O que vem acontecendo é uma afronta a inteligência de qualquer ser vivente, nós estamos em 2012, acabamos de sediar um vento de repercussão mundial que foi a Rio +20, temos a copa do mundo as portas e Cabo Frio que esta tanto na rota da Copa do Mundo de 2014, quanto das olimpíadas de 2016, além das paralimpíadas, não vamos aqui discutir se sediará ou não, mas sim o que fazer com uma cidade que além de não ter hospitais, as ruas são um caos, pois não existe manutenção no sistema de escoamento superficial da água, os equipamentos urbanos são mal tratados, a mobilidade urbana é deficiente e não existe nenhum projeto para retenção de águas quando do momento das chuvas intensas, vemos patrimônios públicos sucateados, a população sendo esquecida, filas enormes nos inoperantes sistemas de saúde, e agora eu me deparo com essa denuncia do Dario Monteiro, e como os leitores podem ver nas fotos eu mesmo fui  lá, e sinceramente me senti no Zimbabué ou quem sabe na Libéria. Onde esta aquela Cabo Frio dos sonhos dos turistas? onde foi parar as belezas naturais da cidade? gente pelo amor de Deus, eu vi uma gigantesca tubulação enviando esgoto in natura, em uma vala a céu aberto e o mesmo corre entre os bairros Recanto das Dunas, Manoel Corrêa e Jardim Nautilus.




Aqui nasce o esgoto bem atrás da associação dos moradores do Recanto das Dunas, vejam a tubulação que não é pequena, de onde vem a carga orgânica.

Sem cometários
Será que o prefeito de Cabo Frio sabe que com valas negras a céu aberto, a presença de esgoto dentro ou perto de casas é a maior causa de mortalidade infantil? E de nada adianta gastar dinheiro com inseticida e com os tais fumassês, quando na verdade a grande fabrica de insetos e vetores em si são  produtos exclusivo, mantida pela própria prefeitura. Gente isso é um absurdo, é de estarrecer qualquer um! sem falar no total abandono desses bairros em seus bastidores, desde esgoto a céu aberto, como também pelo caminho encontrei frascos de remédios, dentre lixo. Um verdadeiro absurdo estão fazendo com a população,.

Para contribuir com a prefeitura e o secretario responsável segue foto (acima e abaixo) da enorme vala negra, assim como do excesso de sedimentos as margens da mesma.


Continuação da passagem do esgoto em outro ponto antes de desembocar
na laguna de Araruama.






 Remédios abandonados, fora grande quantidade de lixo no local


Amigos leitores, toda população brasileira tem direito ao saneamento básico.
Tratar o esgoto é tão básico que não entendo o porque de tanta dificuldade em se construir as tais galerias separadoras e parar com essa aberração que é o tal esgoto a tempo seco, porem ali o problema não é esse, mas  o  maqueamento de uma situação que obviamente é sabida pela prefeitura, pois se eu consegui ter acesso, onde estão o prefeito e seus secretários que não conseguem enxergar isso?.
Vou aqui listar uma serie de soluções para o problema que é responsabilidade do município, sim, pois se a concessionária contratada diz que não tem como fazer, cabe ao município zelar pelo cidadão e dar a solução mais adequada para o problema, afinal de contas para que existe esse monte de gente nas secretarias? O problema é capacidade ou seria pessoas certas nos locais certos?
Como bem disse o Sr Dario Monteiro, após percorrer todo esse circuito o esgoto desemboca sem constrangimento e com uma carga orgânica absurda na Laguna de  Araruama.
Aos senhores, Prefeito e secretários, segue uma lista  que com boa vontade se resolve aquele problema que agride ao ser humano e ao meio ambiente.  Aí vai; fossa séptica, fossa com filtro, sistema de condominial, sistema misto, rede de esgotos, lagoa de estabilização, oxidação laminar, estação de tratamento num grau crescente de aprimoração até chegar ao reaproveitamento, dentre outros.
Enfim senhores existem mais uma relação de tipos de tratamento que podem ser utilizados, porém nenhum deles será melhor do que BOA VONTADE.
Senhores saneamento não é, apenas, obra. Sanear também quer dizer instruir, organizar e mobilizar. As águas devem ser taxadas de acordo com seus usos e respectivos impactos, ou seja, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, infra-estruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção, para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas, são atividades que devem ser verificadas de perto pelo prefeito e seus secretários pois envolve obras, saúde, responsabilidade social, meio ambiente... e vamos parar por ai.
Cuidar dos equipamentos urbanos são obrigações do município, depois não sabem por que a cidade fica inundada quando chove...................
A Lei 11.445, promulgada em 5 de janeiro de 2007, foi denominada Lei de Regulação do Setor de Saneamento Básico.

A Lei define Saneamento Básico como o conjunto de serviços, infra-instrutoras e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas

Apesar de eu não ser o secretario responsável, aqui vão algumas dicas de como assumir a responsabilidade.
QUE SERVIÇOS COMPÕEM O SANEAMENTO BÁSICO?
Abastecimento de água potável
São atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e os respectivos instrumentos de medição.
Esgotamento sanitário
São atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde ligações prediais até o seu lançamento no meio ambiente.
Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
São atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário de varrição e limpeza de logradouros e vias públicas. Neste caso, é importante salientar que a Lei 11.445 limita-se a traçar diretrizes aos resíduos domésticos, pois, em relação aos resíduos provenientes de serviços de saúde, resíduos industriais e comerciais, a responsabilidade é dos próprios geradores.
Para que se elege um prefeito? não caberia a ele, entre outras obrigações, cuidar da limpeza das ruas e locais públicos, da saúde de toda a população, do saneamento,  em conjunto com os funcionários públicos e os secretários de governo, que comandam secretarias como saúde, obras públicas, esporte, meio ambiente e etc?

Pois e !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Mais uma serie de fotos para deixar registrado essa situação que é uma verdadeira aberração.










 



 


O blog esta a inteira disposição da cidade para qualquer denúncia, ou ate mesmo pronunciamento por parte das autoridades com relação a situação aqui postada ou outras que por ventura seja consideradas relevantes com relação a esse ou outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário