quinta-feira, 26 de julho de 2012

LIMPEZA DA PRAÇA DAS ÁGUAS


 UM LAGO EUTROFIZADO



Caros leitores, desde janeiro de 2012, venho acompanhando a situação da praça das águas, e talvez para a surpresa de toda a cidade, incluindo a minha, podemos presenciar a limpeza do lago artificial e me parece que em caráter emergencial, haja vista as condições apresentadas no local quando da execução dos procedimentos.
 


A maior parte dos lagos ornamentais passam por problemas com algas. O maior problema que observo é a dificuldade de quem esta fazendo a manutenção e/ou tratando o lago tem em  poder avaliar a verdadeira causa da presença de algas, é incrível, mas parece que aquela coloração verde que nos chamamos no popular de sopa de ervilhas, passava despercebida pelos responsáveis por zelarem do patrimônio publico, alem de outras tantas coisas mais que são de responsabilidade dele (poder publico).


A primeira solução que passa pela cabeça das pessoas e também de boa parte da população é; Vamos esgotar o lago e depois promover uma limpeza e tudo ficara novo como antes. Porem ai é que esta o grande problema, se as pessoas responsáveis pela manutenção, não tiverem o devido conhecimento de causa, o que parece que não tinham, haja vista o estado de abandono que ficou a Praça das Águas, a coisa vai acontecer novamente e passando tempo vão esgotar e limpar o lago e todos irão achar que a coisa funciona assim mesmo, quando na verdade não é assim que se cuida de um lago como esse,  caros amigos e para isso que existem os tratamentos e ações que precisam ser aplicados haja vista não ser só uma questão de beleza, é também uma questão de prevenção de riscos, haja vista toda aquela nevoa aspergida poder ser  absorvida pelo ser humano, seja pela pele ou pelo sistema respiratórios , e sabe se la o que pode acontecer ou já ter acontecido, alem do que a população precisa saber para onde realmente estao indo aqueles peixes, pois a condição dos mesmos e de deixar qualquer um preocupado.

Remoção dos peixes



A praça das águas e um sistema fechado, semi-aberto com recirculação de água, ao contrário de lagoas naturais com rios fluindo através delas. Esse sistema necessita receber tratamentos específicos, para que esse tipo de água não chegue ao estado que todos nós tivemos a oportunidade de ver. Um lago artificial dessa magnitude depende de filtração biológica para purificar a água, aeradores para oxigenação ( precisamos ver se a aeração dos chafarizes são capazes de realizar a oxigenação da água),  também é preciso deixar claro que sempre estarão  sujeitas à sazonalidade, assim como deve ser monitorado, pois existem visitantes ao redor, além de questões de segurança, se faz necessário dosar a alimentação para os peixes dentre outras varias ações. 


O aumento de nutrientes na água (Principalmente Nitrogênio e Fósforos), de forma natural ou artificial, cientificamente é chamado de eutrofização, daí a minha colocação de que o lago esta eutrofizado, esse fenômeno pode ocorrer em vários ecossistemas aquáticos.
Isso é o que chamamos de Bloon de algas  observem a condição da água 

Visando validar a informação trago uma definição utilizada por ESTEVES (1988),O processo de eutrofização é desencadeado principalmente pelo excesso de nutrientes na água (nitrogênio e fósforo)”.
Trata-se de um inconveniente que ocorre devido as algas ficarem em suspensão na água. Estas se proliferam por encontrar nessa água um ambiente propício, devido à presença de nutrientes e luminosidade. Portanto essa explosão de algas muito provavelmente se deve aos nutrientes mais importantes neste ciclo que são o nitrogênio e o fósforo, ou seja são concentrações de algas, capazes de conferir cor a água . Mas de onde vem essa quantidade excessiva de nutrientes?

Vem de uma serie de equívocos no processo de tratamento utilizado na praça das águas.

Caro leitor a grande quantidade de nutrientes e a pouca profundidade dos tanques, proporcionaram boas condições para a proliferação dessas algas, como o sistema é acumulativo, esse processo foi catalisado pelo descontrole total no emprego de rações não consumidas, aliada a não remoção do lodo acumulado no fundo da lagoa (pude constatar in loco uma camada muito densa desse sedimento), somasse a todos esses fatores o descontrole da qualidade da água sob aspecto físico químico, na verdade alertamos para esses equívocos desde janeiro de 2012.

Abaixo sequencia do esgotamento de um dos tanques




Eu acredito que para se agregar valor, precisamos apontar os problemas e indicar soluções, e vamos tentar fazer com que alguns procedimentos cheguem as pessoas responsáveis pela gestão pública, pois creio que se tivessem  tais soluções não estariam utilizando a ultima alternativa possível, que é o esgotamento do lago e remoção dos peixes, senão vejamos:

Aumentar o número de plantas que absorvem os nutrientes que alimentariam as algas em suspensão e ainda proporcionam sombra ao ambiente;


Redimensionar o filtro mecânico “não sei se existe no projeto ”


Adequar a quantidade de peixes ao tamanho do lago;


Alimentar de maneira controlada e com ração de qualidade. Considerando o sistema digestivo dos peixes, (consultar um Biólogo especialista), alimentar em quantidades que possam ser consumidas rapidamente, sem sobras;

Aumentar as trocas parciais da água para eliminar altos índices de amônia, nitritos, nitratos, etc.(Precisa ser previamente calculada visando evitar perdas desnecessárias de água);


Proteger o lago ornamental da queda de folhas;


Verificar a potência do filtro UV, e se o tempo em que fica ligado é suficiente, caso não exista instalado, providenciar o mais rápido possível, visando remoção de sólidos suspensos e desinfecção da água, haja vista ser um sistema semi-aberto com retorno como mencionei anteriormente.


Caso contrário, o circuito voltara a apresentar excesso de matéria orgânica, que possivelmente servirá como nutriente para a proliferação de novas algas e com isso grandes variações nos níveis de amônia, nitrito, oxigênio e pH. Estas alterações podem gerar grande estresse nos peixes, tornando-os mais suscetíveis às doenças.


Vejam que Todos estes fatores podem ser controlados com correções simples. Porem alguns critérios parece que ficaram um tanto quanto desconhecidos vamos a eles:


Os peixes serão doados? Se vão quais os critérios de avaliação serão utilizados?


O que farão a partir de agora, deixaram o lago eutrofizar novamente e somente ai ira realizar oura ação corretiva?


Os profissionais que realizaram os serviços estavam totalmente sem proteção, ou seja, olhos, boca, nariz, rosto, pele totalmente expostas sem a mínima preocupação com relação a utilização  de EPI’s (Equipamento de proteção individual).

Ausência de equipamentos de proteção individual
Profissionais sem botas com os pes expostos quando da limpeza

Um pouco da Matéria da Renata Cristiane que mostra o exato momento da remoção dos peixes assim como esgotamento inicial dos tanques, caros leitores é um absurdo o que vemos nas fotografias, pessoas expostas sem o menor critério e sem a menor proteção
.

Por Renata Cristiane:

Pescando na Praça das Águas, em Cabo Frio

 






Inseri a materia do Blogo da Renata Cristiane pois nesse momento ela pode com a competencia de sempre validar através das images o absurdo que foi a introdução do ser humano sem a menor proteção dentro do lado, assim como valida tambem a informação do estado em que sairam os peixes, senhores, a imagem dispensa qualquer comentario na íntegra a matéria esta no seguinte endereço:

Voltando a nossa postagem: 
Qual foi o destino dado ao resíduo removido, haja vista estar rico em nutrientes?



E por fim qual foi a classificação dada ao resíduo, para que ele pudesse receber o correto destino?

Fica também a sugestão para que os gestores do município verifiquem dentre outras a Resolução CONAMA 357/2005, e vejam se a qualidade das águas do lago se apresentaram dentro dessa respectiva Conama, pois a mesma;

Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências

Menciona em seu  Art. 2o item IV - ambiente lentico: ambiente que se refere a água parada, com movimento lento ou estagnado;


E também no seu Art. 4º item V -: alínea b classe 3: águas que podem ser destinadas a harmonia paisagística.

Fica ainda a sugestão de verificar o enquadramento do lago dentro do Conama assim como avaliar as analises de água, a fim de validar a mesma dentro de parâmetros recomendados para posteriormente destinar os peixes. 

Mais uma série de imagens   

  Ambas fotos revelam o excesso de sedimentos rico em nutrientes

Aqui podemos obserar o Bloom de algas



Mediante aos sedimentos revolvidos era no mínimo obrigação dos responsáveis isolarem o local, para a realização do procedimento e não é isso que vemos na fotp acima

 Essa foto dispena comentários





6 comentários:

  1. Bom dia!!!!!!!!!!!!!!!!
    Charles, na cidade existe um curso de tecnico de segurança do trabalho que todos os anos, várias pessoas se formam e vão para o mercado de trabalho em outras cidades, e pelo que pude observar ...Além da falta de respeito ao meio ambiente em que vivemos, a falta de respeito com os trabalhadores chama atencao, foi pior!!!! Sem equipamentos no minimo de seguranca para saúde dele!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Imagine você, se fazem isso com seres humanos, que pensam e falam, imagine o que estão fazendo com a Lagoa de Araruama, os Sambaquis, os manguezais..........

    Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelo Blog. Que você tenha ainda mais sucesso com ele, e que sirva para cada vez mais, ser um instrumento que além de diversas coisas, ajude na formação de opinião. Também tenho um Blog, e se quiser visitar, será bem vindo.

    Carnaúbo Merequente

    WWW.carnaubomerequente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo
      Agradeço pelo seu carinho, assim como por acompanhar o meu trabalho.
      Quanto ao seu Blog eu já inseri na minha lista de favoritos, e também gostaria lhe desejar parabéns pelo seu trabalho.
      Um abraço

      Excluir
  4. Meu amigo Charles Domingues! Eu agradeço a participação no Blog e digo que você está coberto de razão. Mas, a ÚNICA forma que dar uma resposta à altura tem que ser nas urnas, afinal de contas, é o que nos resta e hoje, o acesso a diversas fontes de informação faz com que as pessoas tenham um leque de opções e escolher. Cabe a nós ajudar nesse processo. Obrigado e participe sempre que quiser.


    www.carnaubomerequente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigado
    Concordo com voce, fique a vontade para contribuir com suas opiniões.
    um abraço

    ResponderExcluir