segunda-feira, 16 de abril de 2012

SÃO PEDRO DA ALDEIA UNS COM MUITO, OUTROS COM MUITO POUCO.





Em complemento a matéria que publiquei na minha coluna passando a Limpo no Blog Cartão Vermelho, estou postando aqui essa matéria e ilustrando a mesma com algumas fotografias, que ajudam a passar para os leitores a realidade de alguns bairro de São Pedro da Aldeia.
É dessa forma que eu vejo hoje o Município de São Pedro da Aldeia é incrível a desigualdade de distribuição de bens, água, asfalto, e saneamento que acontece nesse município.

A impressão que me passa é que os governantes depositam na baixa arrecadação(segundo eles ) do Município, a fraquíssima administração do dinheiro publico. Sim, pois se o dinheiro fosse bem administrado, teríamos no mínimo realizações por parte deles de ruas pavimentadas; preocupação com saneamento básico; a destinação dos resíduos e com a saúde do povo.


É assim que se forma um lixão

Quando chagamos em São Pedro a primeira coisa que vemos, são grandes condomínios, uma enorme propaganda passando para a turista que a cidade esta bem próxima do paraíso, e isso eu não posso discordar, pois a região dos lagos como um todo é um pedaço do paraíso na terra, só não sei nesse paraíso qual seria a função de alguns prefeitos.......




Mata ciliar se confunde com matagal e restos de residuos

Bom parece que alguns bairros e alguns cidadãos de São Pedro, passam invisíveis aos olhos da prefeitura, que a meu ver faz um governo para alguns não sei bem por que, mas isso fica bem claro nas fotos, sendo que esses alguns como todo o direito e conforto outros nem direitos parecem ter.



Um mini lixão ao redor da lagoa

Muitos sem asfalto, sem saneamento básico, sem água, falta energia elétrica de acordo com a posição do vento, e o recolhimento do lixo é um caos.


A cidade pode ser dividida em partes, a parte que tem tratamento nobre em todos os sentidos, e a outra parte que nem tratamento tem.


Desculpe-me os moradores do lado nobre de São Pedro da Aldeia, essa coluna hoje esta voltada ao mais nobre dos ocupantes do meio ambiente, o ser humano.


Ser humano esse que precisa ser respeitado, porem ele pra ser respeitado precisa antes de qualquer coisa, parar de acreditar em pessoas que estão ali sugando a única coisa que lhes interessa, “O VOTO”, é ai que o povo tem que acordar e ver quem esta no poder a tanto tempo e só aparece para o povão na hora de pedir o tal voto.


Caros leitores vocês sabem qual a dificuldade que a concessionária de águas e esgotos tem para levar o esgoto tratado para a laguna de Araruama?


Serei forçado a contar uma historia para que o amigo leitor entenda o quanto é ultrapassada a forma com que o saneamento básico no que se refere a destinação de esgoto domestico  é tratado:

 
Pasmem senhores em 1879, o engenheiro George Waring foi contratado para projetar um sistema de esgotos para a cidade de Memphis, no Tennesee, EUA, região onde predominava uma economia rural e relativamente pobre, praticamente incapaz de custear a implantação de um sistema convencional à época. Será que se parece com algum lugar?  Waring, diante da situação e contra a opinião dos sanitaristas de então, projetou em sistema exclusivamente para coleta e remoção das águas residuárias domésticas, excluindo, portanto, as vazões pluviais no cálculo dos condutos. Estava criado então o Sistema Separador Absoluto cuja característica principal é ser constituído de uma rede coletora de esgotos sanitários e uma outra exclusiva para águas pluviais.




Apenas uma ilustração do que é Sistema Separador Absoluto.


No Brasil destacou-se na divulgação do novo sistema, Saturnino Brito, cujos estudos, trabalhos e sistemas reformados pelo mesmo, fizeram com que, a partir de 1912, o separador absoluto passasse a ser adotado obrigatoriamente no país.


Caros leitores esses fatos ocorreram a partir de 1912 no Brasil, e São Pedro da Aldeia em 2012 ainda não tem o Sistema Separador Absoluto ou galeria separadora. Como vimos a função dessa galeria é separar a água de precipitações (chuvas), do esgoto domestico.




Mais incrível ainda que é a concessionária de águas e esgoto da região dos lagos, não consegue tratar o esgoto( São Pedro da Aldeia), exatamente por esse motivo, se toda a água que existir no município for enviada para as estações de tratamento de efluentes (estação que tratam os esgotos), o volume será tão grande que as estações não darão vazão, isso então significa, que todo, eu disse todo o esgoto do Município


desemboca na lagoa de Araruama, isso é no mínimo um absurdo sob o ponto de vista ambiental, outro absurdo sob o ponto de vista da saúde da população, e um absurdo maior ainda quando sabemos que existem secretarias que tem em sua pasta a obrigação de conduzir controlar e acompanhar assuntos referentes a saneamento básico da população.







Detritos lixo entulhos resto de gordura esgoto,
 tudo as margens da lagoa



Aqui um bueiro de esgoto ao lado da lagoa


Circundando a lagoa varios detritos


O problema é que tem muito político prometendo que vai dar jeito no saneamento básico do município sem nem sequer saber o que é uma galeria separadora.


Resíduos de campanha politica que sequer foram removidos
desde a eleição passada



Pois é !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário