quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

URINAR NA RUA DEVE OU NÃO SER PROIBIDO?


Parte dessa matéria foi postada na coluna Passando a Limpo do
Blog Cartão Vermelho



URINAR NA RUA DEVE OU NÃO SER PROIBIDO?

Não tenho a mínima intenção de ser advogado ou de vir aqui falar de leis as quais não fazem parte de minha formação, haja vista eu não ter competência para isso. Porem eu não poderia deixar de falar sobre esse assunto que continua sendo muito polemico em Cabo Frio, urinar na rua deve ou não ser proibido?

Contudo o que o prefeito de Cabo Frio parece não entender, é que a partir do momento que ele vetou a lei do xixi, do Vereador Dr. Taylor, ele esta contribuindo para que pessoas pratiquem esse ato de uma forma deliberada, ou seja;

Já que não tem punição que os necessitados se utilizem das calçadas, das arvores e dos postes, dos pontos de ônibus, como local de alivio.

Vamos a alguns aspectos técnicos que vão alem do que comentam.

Vocês sabiam que a urina pode acelerar o processo de corrosão em grades portões e demais componentes metálicos?

Urinar nas ruas pode causar mais problemas do que um simples mau cheiro. A exposição prolongada à urina danifica estruturas de concreto armado, existe um fenômeno que diminui a alcalinidade do concreto, que seria a presença do acido úrico proveniente da urina humana, ele pode penetrar nas micro fissuras do concreto e danificar a sua estrutura.

Mas o que tem isso a ver com o fato de se fazer xixi na rua?

E simples, ninguém que urina na rua, o faz de uma forma livre, sempre procura se esconder em uma parede, coluna, marquise, pilastra ou ponto de ônibus e ali se aliviar, e nisso a urina fica estagnada no local e como já vimos, alem do mau cheiro pode trazer diversos problemas, nas construções, e até mesmo por que não dizer deteriorar a patrimônios públicos.

Dêem uma lida no que aconteceu em Salvador


Segundo estudos realizados pela Universidade Federal do Paraná o problema se agrava no Litoral por causa da maresia esse é o nosso caso. “A urina pontecializa a maresia. A estrutura com o tempo não agüentam e cae.

Ah!!! Isso eu consigo explicar como químico

É um fenômeno relativamente simples com a redução da alcalinidade do concreto devido a penetração do acido úrico, o mesmo reage e penetra no concreto e com o tempo resultam na perda gradual de massa e resistência da base.



Então podemos entender que esse ato poder ser identificado dependendo de quem julgue como atentado ao pudor, ou ate mesmo trazer, problemas estruturais ou ate quem sabe agravar problemas de saúde.

Segundo matéria publicada na gazeta do povo www.gazetadopovo.com.br, a médica Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias, coordenadora do serviço de controle do Hospitalar do Nossa Senhora das Graças, explica que as poças de urina, atraem roedores, que também urinam no local. Se a urina do rato estiver contaminada, há risco de contrair leptospirose. “Não é preciso ter cortes nos pés para contrair a doença, basta ter contato. Nunca se sabe no que se está pisando”, alerta a médica.

Por outro lado não querendo defender quem pratica o ato de fazer xixi na rua, mas quem nunca tentou entrar em um estabelecimento e pedir para usar o banheiro e escutou o moço do balcão dizer, que o banheiro esta em manutenção ou então que era para uso exclusivo de funcionários.

Portanto caro prefeito não olhe a lei do vereador Dr. Taylor como uma lei feita por alguém da oposição, mas sim de uma lei que pode e muito contribuir para o Município, haja vista Cabo Frio ser uma cidade que recebe diversos visitantes, e ninguém gostaria de ver uma cidade maltratada ou sob risco de qualquer acidente resultante de simples vontades, vamos olhar para os projetos com menos emoção e avaliar o fundamento dos mesmos e ver até que ponto eles realmente agregam valor para a cidade.

Decisões devem ser tomadas pela razão caro Prefeito!!!!

Já que o Sr não concorda com a lei que é um direito que lhe cabe, sugiro como cidadão que o Sr procure realizar alguma espécie de campanha de conscientização com relação a não fazer xixi em locais de publico, e que a prefeitura providencie banheiros suficientes para atender a demanda, e olha que a demanda não é pequena.

Sendo assim o município sabendo que a cidade receberá um numero muito grande de visitantes nesse carnaval, deveria se preocupar muito mais com esse problema.

Por fim Isso mais me parece um problema emocional do que estrutural.

Bom feriado a todos.


Um comentário:

  1. Excelente artigo, e muito esclarecedor pois nos mostra que essa questão de urinar nas ruas envolve muitos aspectos relevantes que precisam ser mais divulgados. Vale lembrar que este é um problema diário, mais acentuado por ocasião do carnaval devido ao grande número de pessoas, mas é algo constante, resultado da carência de banheiros públicos e também da falta de conscientização.

    ResponderExcluir