segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PRAÇA DAS ÁGUAS CABO FRIO - DESCASO OU DESCONHECIMENTO?

Estou em Cabo Frio há um ano, e realmente vejo como Deus foi generoso com essa cidade, que é dotada de um clima fantástico, onde a ventilação natural é algo que na maioria das vezes esta presente e por muita das vezes chega a substituir a climatização artificial, porem também vejo que apesar de toda essa generosidade do criador, o homem não vem dando continuidade a manutenção dessa obra, ou seja, é necessário que o homem além de cuidar do meio ambiente natural também preserve o meio ambiente artificial, contudo, o que vem a ser meio ambiente?

Lei 6938 de 31 de agosto de 1981-Política Nacional de Meio Ambiente;

O art.3º, I, da Lei 6.938/81, definiu Meio Ambiente como:

O Conjunto de Condições, leis, influências e interações de ordem física, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Posteriormente, com base na Constituição Federal de 1988, passou-se a entender também que o meio ambiente divide-se em físico ou natural, cultural, artificial e do trabalho.

Meio ambiente físico ou natural é constituído pela flora, fauna, solo, água, atmosfera etc., incluindo os ecossistemas (art. 225, §1º, I, VII).

Meio ambiente cultural constitui-se pelo patrimônio cultural, artístico, arqueológico, paisagístico, manifestações culturais, populares etc. (art.215, §1º e §2º).

Meio ambiente artificial é o conjunto de edificações particulares ou públicas, principalmente urbanas (art.182, art.21, XX e art.5º, XXIII).

Voltando ao titulo da nossa postagem, não sabemos se é descaso ou desconhecimento, senão vejamos:


Na belíssima Praia do Forte existe uma fabulosa obra, que foi a construção da Praça das Águas, na verdade se trata de um enorme lago de água doce com um volume estático," segundo informações" de aproximadamente 1500 M3,  possui peixes de água doce, chafariz, cascata, iluminação e pedras cenográficas.

A Praça das Águas como todas as fontes ornamentais passam a fazer parte do meio ambiente cultural da cidade e como tal e de acordo com a PNMA 6938 de 31 de agosto de 1981, ela deve ser preservada e cuidada, haja vista ser um patrimônio da cidade, e também local de altíssima quantidade de visitantes, o que aumenta mais ainda com a chegada do verão e possibilita um contato maior das pessoas com o aerosol liberado pelo chafariz e cascatas. Logo fica a sugestão de que seja realizado tratamento específico visando a melhoria do aspecto da água, assim como um rígido controle da qualidade da água circulante (físico-químico e microbiológico), pois existe um circuito aberto com recirculação de água, que caso já não venha sendo realizado, que se passe a fazer um acompanhamento analítico, incluído cor, odor, materiais flutuantes, aspecto e pH dentre outros itens incluindo análise microbiológica especifica. Tais ações visam não só preservar a beleza da praça das águas, com uma água de melhor aspecto, mas também preservar os frequentadores, haja vista os mesmos sempre ficarem muito próximos da cascata e chafariz, e como já mencionei os mesmos produzem spray.

Abaixo inseri algumas fotos que demonstram a nossa preocupação com a conservação desse belíssimo patrimônio, assim como, também com as pessoas que freqüentam o local incluindo eu e a minha família.

Indicação da presença de vida, porém a água se encontra totalmente esverdeada


Pessoas alimentando os peixes

Queda d'água  com presença de biofilme


Presença de materiais de origem orgânica(Espuma esverdeada), agregado entre as pedras


A cor da água se confunde com  a cor verde da vegetação


Visão geral da condição da água


 Chafariz ( acima e abaixo ), água totalmente verde, indicando presença de algas
( Detalhes do Spray)



Mais um detalhe do estado da água





Detalhe da coloração do retorno da água da fonte



 Alguns "outros" detalhes 

 Abaixo Alguns "outros" detalhes em sequência


Cabe ressaltar que existem diversas formas de se trabalhar preventivamente, seja melhorando o estado atual da água por intermédio de tratamentos adequados, assim como realizando um rígido controle da qualidade físico química e microbiológica (análises específicas) da mesma, como já foi dito anteriormente.

Com o passar do tempo eu atualizarei a condição da praça das águas, seja sob aspecto conservação e limpeza, seja sob controle físico químico e microbiológico ao alcance da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário