domingo, 8 de janeiro de 2012

Catástrofes de Ano Novo


A chuva, que havia dado uma trégua sexta-feira (6) e sábado (7), voltou a atingir municípios do noroeste do Estado do Rio de Janeiro no início da noite de sábado e na madrugada deste domingo (8). De acordo com o coordenador de Defesa Civil no noroeste fluminense, coronel Douglas Paulich, por causa da instabilidade dos terrenos, encharcados com essa nova precipitação, as cidades de Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé entraram em estado de alerta para deslizamentos de terra.
- A situação é mais grave nessas cidades, que é onde caiu mais chuva e há um maior acumulado. Com isso, aumentam os riscos de escorregamentos de terra. Estamos agora em Itaperuna, no meio da enchente, para fazer uma avaliação melhor da situação aqui.
O coronel acredita, no entanto, que o escoamento vai ser mais rápido do que o da enchente da semana passada, quando demorou até cinco dias para que a água fosse retirada das ruas, pois o nível do rio Paraíba do Sul já baixou.
- Desta vez, acho que em algumas horas a água vai escoar. O volume de chuva chegou a 120 mm durante a madrugada. Nosso maior medo é mesmo em relação à ocorrência de deslizamentos. Nas enchentes, por mais que se percam bens, é possível retirar as pessoas com antecedência e salvar vidas. Já os deslizamentos são abruptos e matam sem avisar.
O coronel Douglas Paulich informou ainda que uma equipe de geólogos do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro deve chegar ainda neste domingo ao município de Laje do Muriaé. Eles ficarão de prontidão para auxiliar a Defesa Civil em função dos riscos de queda de barreiras.
Pela manhã, apesar de o céu estar encoberto, não choveu em nenhum dos três municípios – Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente, além de Cardoso Moreira, as três cidades também permanecem em alerta máximo para enchentes.
Rios cheios e novas enchentes
O temporal fez subir os níveis de água dos rios Muriaé, Paraíba do Sul, Carangola, Pomba e Itabapoana, os principais do interior fluminense. Com isso, as cidades de Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira e Italva estavam em alerta máximo por volta das 12h20 de domingo, segundo o Instituto Estadual do Ambiente. Nas últimas 24 horas, choveu 108,2 mm em Laje do Muriaé, o maior índice da região. Em Italva foram 98,6 mm. Itaperuna registrou 86,2 mm e Cardoso Moreira 60 mm.
Outras cinco cidades também atingidas pelo temporal permanecem em alerta: Porciúncula, Natividade, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana e Campos do Goytacazes. A cheia dos rios Macaé e São Pedro deixa a cidade de Macaé em estágio de atenção. O mesmo acontece na capital. As demais cidades do Estado encontram-se em estágio de vigilância, o mais brando da escala.
Três Vendas
A comunidade de Três Vendas, em Campos, continua alagada desde quinta-feira (5), quando um dique às margens da BR-356 (Campos - Itaperuna) se rompeu e uma enxurrada invadiu o bairro na zona rural do município. A água chegou a baixar 50 cm no sábado, mas voltou a subir nesta madrugada por causa do novo temporal.
A estrada de chão que dá acesso à localidade tem cerca de 10 km e foi muito prejudicada com a chuva. Por conta da grande quantidade de barro e lama, apenas veículos com tração nas rodas podem seguir viagem, segundo o secretário adjunto da Defesa Civil de Campos, major Pessanha.
- A estrada de chão está em péssimas condições de tráfego e tivemos que pedir carros mais potentes para o Corpo de Bombeiros e Exército. Temos equipes lá em Três Vendas, mas as outras que chegariam às 8h só conseguirão chegar mais tarde.
Segundo Pessanha, apesar da forte chuva, nenhuma ocorrência grave foi registrada no local e os cerca de 2.000 moradores que se negam a deixar suas casas alagadas por medo de saques têm auxílio de equipes no local.
- Os técnicos da Defesa Civil percorrem a localidade com barcos, conversam com as pessoas, ajudam no que é possível. A segurança também continua reforçada pela Polícia Militar.
"kits de calamidade"
Campos foi o sexto município a receber os “kits de calamidade”, enviados pela Secretaria de Estado de Saúde às cidades atingidas pelas enchentes e alagamentos no norte e noroeste. Outros estão disponíveis para Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Italva, Cardoso Moreira, Itaperuna e Aperibé. Cada um tem 45 itens, com estoque para atender até 500 pessoas.
As caixas contêm medicamentos para a atenção básica, frascos de cloreto de sódio, frascos de dipropionato de dexometasona de 250 mg, esparadrapo impermeável, frascos de permetrina, salbutamol e unidades de dexometasona, luvas, seringas, paracetamol, penicilina, ataduras, água, glicose e cateter.
Além dos kits, os municípios afetados recebem ainda frascos de hipoclorito de sódio, usado para desinfecção de feridas e água, além de material informativo à população. Campos e Italva receberam 2.000 e 300 doses de vacina antitetânica, respectivamente.


( Fonte: Portal R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário