quinta-feira, 3 de maio de 2012

NA CONTRAMÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Em período agitado onde a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que modifica o Código Florestal, com pontos defendidos por ruralistas e sem as mudanças feitas a pedido do governo na versão que havia sido aprovada no Senado, mas esse é um tema que vou abordar em uma próxima oportunidade, pois carece de uma analise bem especifica do código florestal, as “alterações” que estão sendo “propostas”, assim como quais as os possíveis resultados no caso das alterações ou até mesmo se o Código Florestal passa a ser uma lei de que facilita as atividades agropecuárias ilegais, ou uma lei que anistia a muitos que já degradaram, poluíram e etc.

Falando em degradação eu não poderia deixar de falar no assunto que muitos estão deixando passar despercebido que é a construção do Park Shopping, praticamente dentro de uma APP.

Eu venho recebendo em meu blog muitas criticas, pois eu sou absolutamente contrario a construção do empreendimento naquele local, porem é claro que sou a favor da construção de um shopping ou qualquer empreendimento que venha fomentar a economia da cidade, gerando empregos diretos e indiretos.

O mais interessante das criticas é que em sua maioria estão fundamentadas no desenvolvimento urbano, ou seja, o Shopping trará para a cidade desenvolvimento, empregos e a população é totalmente a favor, porem eu também sou a favor desde que construído em um local apropriado. Caros amigos uma estrada pode ser interessante para a cidade, uma via férrea também, porem precisam de alguns estudos para que o projeto seja viabilizado.

No mês passado, para ser mais preciso dia 24 de abril, o vereador Dr Taylor ocupou a tribuna da câmara dos vereadores em defesa do meio ambiente e com muita competência diga se de passagem, procurou passar a população a realidade, com relação ao licenciamento ambiental do Park Shopping, lógico que ele só passou um resumo, pois as complicações não são poucas, em função da área onde o empreendimento esta sendo instalado, digo isso pois o trabalho apresentando por ele na câmara, é de minha autoria. Esse é o preço que o empreendedor paga, por instalar um empreendimento desse porte naquela área. Abaixo o vídeo da exposição do Vereador Dr Taylor.

Ainda na semana passada me questionaram qual o local que você (eu) indicaria para a construção do shopping, de pronto respondi quem tem que informar é a lei de zoneamento, pois qualquer coisa fora dessa lei é mera especulação, alias essa lei é praticamente o inicio de qualquer processo de licenciamento ambiental.

Caros leitores, o que não pode e eu nuca aceitarei é que passem por cima das leis, se a faixa marginal de proteção é de 30 metros então que seja respeitada, se o zoneamento permite comércio de pequeno porte então que seja respeitada. Amigos o intuito das pessoas que criticam quem é contrario a esse projeto naquele local, é de passar a população que o projeto é ecológico, sustentável, e não causara impactos, mas desenvolvimento sustentável visa usar os recursos naturais sim, mas se preocupando com quem vai utilizá-los amanhã. Fica então a seguinte pergunta, será que os recursos naturais naquela área e naquela situação não serão esgotados? E o patrimônio cultural não será modificado? Ou ninguém usa a lagoa como fonte de vida?

Muitos afirmam que é melhor um Shopping do que o abandono que o local se encontrava, isso é um jargão no mínimo sem fundamento, pois se o local esta abandonado cabe ao Município zelar pela manutenção daquela área, pois alem de um riquíssimo patrimônio ambiental é de suma importância para a manutenção desse enorme ecossistema chamado laguna de Araruama.

Se esse shopping ali for instalado a população a principio poderá ate ficar satisfeita, porem com o passar do tempo as alterações em suas vidas serão tão grandes que em um dado momento vão se perguntar se realmente aquele local pertence a mágica cidade de Cabo Frio.

Amigos, vamos sair da contramão da sustentabilidade o mundo esta mudando vamos mudar também. O mundo capitalista tem como missão enriquecer através do consumo desenfreado da população, nos podemos ser ricos porem precisamos respeitar as leis, o empreendedor escolheu o local, mas quem deveria informar que o local não era passível desse tipo de empreendimento seria o Município.

Acho que nós deveríamos nos fazer algumas perguntas, aproveitando essa época de “pré-campanha eleitoral”.

Nós realmente lembramos em quem votamos nas ultimas eleições?

Quais as reais motivações que nos levaram a tal atitude?

E por fim ele atendeu as suas expectativas?

Pois é!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário