quinta-feira, 26 de julho de 2012

LIMPEZA DA PRAÇA DAS ÁGUAS


 UM LAGO EUTROFIZADO



Caros leitores, desde janeiro de 2012, venho acompanhando a situação da praça das águas, e talvez para a surpresa de toda a cidade, incluindo a minha, podemos presenciar a limpeza do lago artificial e me parece que em caráter emergencial, haja vista as condições apresentadas no local quando da execução dos procedimentos.
 


A maior parte dos lagos ornamentais passam por problemas com algas. O maior problema que observo é a dificuldade de quem esta fazendo a manutenção e/ou tratando o lago tem em  poder avaliar a verdadeira causa da presença de algas, é incrível, mas parece que aquela coloração verde que nos chamamos no popular de sopa de ervilhas, passava despercebida pelos responsáveis por zelarem do patrimônio publico, alem de outras tantas coisas mais que são de responsabilidade dele (poder publico).


A primeira solução que passa pela cabeça das pessoas e também de boa parte da população é; Vamos esgotar o lago e depois promover uma limpeza e tudo ficara novo como antes. Porem ai é que esta o grande problema, se as pessoas responsáveis pela manutenção, não tiverem o devido conhecimento de causa, o que parece que não tinham, haja vista o estado de abandono que ficou a Praça das Águas, a coisa vai acontecer novamente e passando tempo vão esgotar e limpar o lago e todos irão achar que a coisa funciona assim mesmo, quando na verdade não é assim que se cuida de um lago como esse,  caros amigos e para isso que existem os tratamentos e ações que precisam ser aplicados haja vista não ser só uma questão de beleza, é também uma questão de prevenção de riscos, haja vista toda aquela nevoa aspergida poder ser  absorvida pelo ser humano, seja pela pele ou pelo sistema respiratórios , e sabe se la o que pode acontecer ou já ter acontecido, alem do que a população precisa saber para onde realmente estao indo aqueles peixes, pois a condição dos mesmos e de deixar qualquer um preocupado.

Remoção dos peixes



A praça das águas e um sistema fechado, semi-aberto com recirculação de água, ao contrário de lagoas naturais com rios fluindo através delas. Esse sistema necessita receber tratamentos específicos, para que esse tipo de água não chegue ao estado que todos nós tivemos a oportunidade de ver. Um lago artificial dessa magnitude depende de filtração biológica para purificar a água, aeradores para oxigenação ( precisamos ver se a aeração dos chafarizes são capazes de realizar a oxigenação da água),  também é preciso deixar claro que sempre estarão  sujeitas à sazonalidade, assim como deve ser monitorado, pois existem visitantes ao redor, além de questões de segurança, se faz necessário dosar a alimentação para os peixes dentre outras varias ações. 


O aumento de nutrientes na água (Principalmente Nitrogênio e Fósforos), de forma natural ou artificial, cientificamente é chamado de eutrofização, daí a minha colocação de que o lago esta eutrofizado, esse fenômeno pode ocorrer em vários ecossistemas aquáticos.
Isso é o que chamamos de Bloon de algas  observem a condição da água 

Visando validar a informação trago uma definição utilizada por ESTEVES (1988),O processo de eutrofização é desencadeado principalmente pelo excesso de nutrientes na água (nitrogênio e fósforo)”.
Trata-se de um inconveniente que ocorre devido as algas ficarem em suspensão na água. Estas se proliferam por encontrar nessa água um ambiente propício, devido à presença de nutrientes e luminosidade. Portanto essa explosão de algas muito provavelmente se deve aos nutrientes mais importantes neste ciclo que são o nitrogênio e o fósforo, ou seja são concentrações de algas, capazes de conferir cor a água . Mas de onde vem essa quantidade excessiva de nutrientes?

Vem de uma serie de equívocos no processo de tratamento utilizado na praça das águas.

Caro leitor a grande quantidade de nutrientes e a pouca profundidade dos tanques, proporcionaram boas condições para a proliferação dessas algas, como o sistema é acumulativo, esse processo foi catalisado pelo descontrole total no emprego de rações não consumidas, aliada a não remoção do lodo acumulado no fundo da lagoa (pude constatar in loco uma camada muito densa desse sedimento), somasse a todos esses fatores o descontrole da qualidade da água sob aspecto físico químico, na verdade alertamos para esses equívocos desde janeiro de 2012.

Abaixo sequencia do esgotamento de um dos tanques




Eu acredito que para se agregar valor, precisamos apontar os problemas e indicar soluções, e vamos tentar fazer com que alguns procedimentos cheguem as pessoas responsáveis pela gestão pública, pois creio que se tivessem  tais soluções não estariam utilizando a ultima alternativa possível, que é o esgotamento do lago e remoção dos peixes, senão vejamos:

Aumentar o número de plantas que absorvem os nutrientes que alimentariam as algas em suspensão e ainda proporcionam sombra ao ambiente;


Redimensionar o filtro mecânico “não sei se existe no projeto ”


Adequar a quantidade de peixes ao tamanho do lago;


Alimentar de maneira controlada e com ração de qualidade. Considerando o sistema digestivo dos peixes, (consultar um Biólogo especialista), alimentar em quantidades que possam ser consumidas rapidamente, sem sobras;

Aumentar as trocas parciais da água para eliminar altos índices de amônia, nitritos, nitratos, etc.(Precisa ser previamente calculada visando evitar perdas desnecessárias de água);


Proteger o lago ornamental da queda de folhas;


Verificar a potência do filtro UV, e se o tempo em que fica ligado é suficiente, caso não exista instalado, providenciar o mais rápido possível, visando remoção de sólidos suspensos e desinfecção da água, haja vista ser um sistema semi-aberto com retorno como mencionei anteriormente.


Caso contrário, o circuito voltara a apresentar excesso de matéria orgânica, que possivelmente servirá como nutriente para a proliferação de novas algas e com isso grandes variações nos níveis de amônia, nitrito, oxigênio e pH. Estas alterações podem gerar grande estresse nos peixes, tornando-os mais suscetíveis às doenças.


Vejam que Todos estes fatores podem ser controlados com correções simples. Porem alguns critérios parece que ficaram um tanto quanto desconhecidos vamos a eles:


Os peixes serão doados? Se vão quais os critérios de avaliação serão utilizados?


O que farão a partir de agora, deixaram o lago eutrofizar novamente e somente ai ira realizar oura ação corretiva?


Os profissionais que realizaram os serviços estavam totalmente sem proteção, ou seja, olhos, boca, nariz, rosto, pele totalmente expostas sem a mínima preocupação com relação a utilização  de EPI’s (Equipamento de proteção individual).

Ausência de equipamentos de proteção individual
Profissionais sem botas com os pes expostos quando da limpeza

Um pouco da Matéria da Renata Cristiane que mostra o exato momento da remoção dos peixes assim como esgotamento inicial dos tanques, caros leitores é um absurdo o que vemos nas fotografias, pessoas expostas sem o menor critério e sem a menor proteção
.

Por Renata Cristiane:

Pescando na Praça das Águas, em Cabo Frio

 






Inseri a materia do Blogo da Renata Cristiane pois nesse momento ela pode com a competencia de sempre validar através das images o absurdo que foi a introdução do ser humano sem a menor proteção dentro do lado, assim como valida tambem a informação do estado em que sairam os peixes, senhores, a imagem dispensa qualquer comentario na íntegra a matéria esta no seguinte endereço:

Voltando a nossa postagem: 
Qual foi o destino dado ao resíduo removido, haja vista estar rico em nutrientes?



E por fim qual foi a classificação dada ao resíduo, para que ele pudesse receber o correto destino?

Fica também a sugestão para que os gestores do município verifiquem dentre outras a Resolução CONAMA 357/2005, e vejam se a qualidade das águas do lago se apresentaram dentro dessa respectiva Conama, pois a mesma;

Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências

Menciona em seu  Art. 2o item IV - ambiente lentico: ambiente que se refere a água parada, com movimento lento ou estagnado;


E também no seu Art. 4º item V -: alínea b classe 3: águas que podem ser destinadas a harmonia paisagística.

Fica ainda a sugestão de verificar o enquadramento do lago dentro do Conama assim como avaliar as analises de água, a fim de validar a mesma dentro de parâmetros recomendados para posteriormente destinar os peixes. 

Mais uma série de imagens   

  Ambas fotos revelam o excesso de sedimentos rico em nutrientes

Aqui podemos obserar o Bloom de algas



Mediante aos sedimentos revolvidos era no mínimo obrigação dos responsáveis isolarem o local, para a realização do procedimento e não é isso que vemos na fotp acima

 Essa foto dispena comentários





sábado, 14 de julho de 2012

AINDA EXISTEM VALAS NEGRAS




 SANEAMENTO BÁSICO E A INCRÍVEL REALIDADE DE CABO FRIO


Caros leitores
Essa semana recebi uma denúncia com relação a um assunto que muito assola a humanidade que são as valas negras, e fomos pessoalmente avaliar a situação e fizemos alguns registros fotográficos , visando validar todas as informações assim como a postagem da denuncia que foi feita pelo Dario Monteiro.
Vamos a denuncia aqui reproduzida na integra, e imediatamente abaixo a sequencia de figuras que comprovam o verdadeiro absurdo que a população de Cabo Frio, pra ser mais preciso moradores do Recanto das Dunas, Manoel Corrêa e Jardim Nautilus.
.



A denúncia de Dario Monteiro:





Amigo Charles


Em nosso bairro recanto das dunas, existe um valão a céu aberto em plena época, aonde o meio ambiente esta sendo muito discutido.

O Valão esgoto esta localizado em toda extensão do bairro recanto das dunas pela Rua Angustura indo até o bairro vila do sol, sendo despejado o esgoto na lagoa de araruama (praia do sudoeste).

Esse esgoto e dos bairros recanto das dunas, Manoel Corrêa e Jardim Nautilus, causando muito mosquito, ratos e principalmente crime ambiental e trazendo também desconforto para nossos moradores.

Há 03 anos lutamos para uma rede de tratamento nesse valão e manilhamento do mesmo, a prefeitura somente faz a limpeza de 02 em 02 anos, é isso é um paliativo.

Mosquito invade o nosso bairro devido a este valão.

SOS Valão
Dario monteiro dos santos -- morador do bairro.


Amigo leitor é incrível o jogo de empurra como dizia a minha falecida mãe, entre a concessionária de águas e o município de Cabo Frio, esta bem claro através dessa denúncia. O que vem acontecendo é uma afronta a inteligência de qualquer ser vivente, nós estamos em 2012, acabamos de sediar um vento de repercussão mundial que foi a Rio +20, temos a copa do mundo as portas e Cabo Frio que esta tanto na rota da Copa do Mundo de 2014, quanto das olimpíadas de 2016, além das paralimpíadas, não vamos aqui discutir se sediará ou não, mas sim o que fazer com uma cidade que além de não ter hospitais, as ruas são um caos, pois não existe manutenção no sistema de escoamento superficial da água, os equipamentos urbanos são mal tratados, a mobilidade urbana é deficiente e não existe nenhum projeto para retenção de águas quando do momento das chuvas intensas, vemos patrimônios públicos sucateados, a população sendo esquecida, filas enormes nos inoperantes sistemas de saúde, e agora eu me deparo com essa denuncia do Dario Monteiro, e como os leitores podem ver nas fotos eu mesmo fui  lá, e sinceramente me senti no Zimbabué ou quem sabe na Libéria. Onde esta aquela Cabo Frio dos sonhos dos turistas? onde foi parar as belezas naturais da cidade? gente pelo amor de Deus, eu vi uma gigantesca tubulação enviando esgoto in natura, em uma vala a céu aberto e o mesmo corre entre os bairros Recanto das Dunas, Manoel Corrêa e Jardim Nautilus.




Aqui nasce o esgoto bem atrás da associação dos moradores do Recanto das Dunas, vejam a tubulação que não é pequena, de onde vem a carga orgânica.

Sem cometários
Será que o prefeito de Cabo Frio sabe que com valas negras a céu aberto, a presença de esgoto dentro ou perto de casas é a maior causa de mortalidade infantil? E de nada adianta gastar dinheiro com inseticida e com os tais fumassês, quando na verdade a grande fabrica de insetos e vetores em si são  produtos exclusivo, mantida pela própria prefeitura. Gente isso é um absurdo, é de estarrecer qualquer um! sem falar no total abandono desses bairros em seus bastidores, desde esgoto a céu aberto, como também pelo caminho encontrei frascos de remédios, dentre lixo. Um verdadeiro absurdo estão fazendo com a população,.

Para contribuir com a prefeitura e o secretario responsável segue foto (acima e abaixo) da enorme vala negra, assim como do excesso de sedimentos as margens da mesma.


Continuação da passagem do esgoto em outro ponto antes de desembocar
na laguna de Araruama.






 Remédios abandonados, fora grande quantidade de lixo no local


Amigos leitores, toda população brasileira tem direito ao saneamento básico.
Tratar o esgoto é tão básico que não entendo o porque de tanta dificuldade em se construir as tais galerias separadoras e parar com essa aberração que é o tal esgoto a tempo seco, porem ali o problema não é esse, mas  o  maqueamento de uma situação que obviamente é sabida pela prefeitura, pois se eu consegui ter acesso, onde estão o prefeito e seus secretários que não conseguem enxergar isso?.
Vou aqui listar uma serie de soluções para o problema que é responsabilidade do município, sim, pois se a concessionária contratada diz que não tem como fazer, cabe ao município zelar pelo cidadão e dar a solução mais adequada para o problema, afinal de contas para que existe esse monte de gente nas secretarias? O problema é capacidade ou seria pessoas certas nos locais certos?
Como bem disse o Sr Dario Monteiro, após percorrer todo esse circuito o esgoto desemboca sem constrangimento e com uma carga orgânica absurda na Laguna de  Araruama.
Aos senhores, Prefeito e secretários, segue uma lista  que com boa vontade se resolve aquele problema que agride ao ser humano e ao meio ambiente.  Aí vai; fossa séptica, fossa com filtro, sistema de condominial, sistema misto, rede de esgotos, lagoa de estabilização, oxidação laminar, estação de tratamento num grau crescente de aprimoração até chegar ao reaproveitamento, dentre outros.
Enfim senhores existem mais uma relação de tipos de tratamento que podem ser utilizados, porém nenhum deles será melhor do que BOA VONTADE.
Senhores saneamento não é, apenas, obra. Sanear também quer dizer instruir, organizar e mobilizar. As águas devem ser taxadas de acordo com seus usos e respectivos impactos, ou seja, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, infra-estruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção, para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas, são atividades que devem ser verificadas de perto pelo prefeito e seus secretários pois envolve obras, saúde, responsabilidade social, meio ambiente... e vamos parar por ai.
Cuidar dos equipamentos urbanos são obrigações do município, depois não sabem por que a cidade fica inundada quando chove...................
A Lei 11.445, promulgada em 5 de janeiro de 2007, foi denominada Lei de Regulação do Setor de Saneamento Básico.

A Lei define Saneamento Básico como o conjunto de serviços, infra-instrutoras e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas

Apesar de eu não ser o secretario responsável, aqui vão algumas dicas de como assumir a responsabilidade.
QUE SERVIÇOS COMPÕEM O SANEAMENTO BÁSICO?
Abastecimento de água potável
São atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e os respectivos instrumentos de medição.
Esgotamento sanitário
São atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde ligações prediais até o seu lançamento no meio ambiente.
Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
São atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário de varrição e limpeza de logradouros e vias públicas. Neste caso, é importante salientar que a Lei 11.445 limita-se a traçar diretrizes aos resíduos domésticos, pois, em relação aos resíduos provenientes de serviços de saúde, resíduos industriais e comerciais, a responsabilidade é dos próprios geradores.
Para que se elege um prefeito? não caberia a ele, entre outras obrigações, cuidar da limpeza das ruas e locais públicos, da saúde de toda a população, do saneamento,  em conjunto com os funcionários públicos e os secretários de governo, que comandam secretarias como saúde, obras públicas, esporte, meio ambiente e etc?

Pois e !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Mais uma serie de fotos para deixar registrado essa situação que é uma verdadeira aberração.










 



 


O blog esta a inteira disposição da cidade para qualquer denúncia, ou ate mesmo pronunciamento por parte das autoridades com relação a situação aqui postada ou outras que por ventura seja consideradas relevantes com relação a esse ou outros temas.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

ATENÇÃO PARA A NOVA PORTARIA QUE TRATA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

A Portaria no 2.914, de 12 de dezembro de 2011 é a nova portaria para padrões de potabilidade a população brasileira

Vigilância da qualidade da água potável é reforçada

Portaria publicada hoje estabelece procedimentos para o controle da qualidade da água oferecida à população

Toda água do país destinada ao consumo humano, distribuída por meio de todo sistema de abastecimento, deve ser objeto de controle e vigilância de qualidade. A Portaria 2.914 publicada nesta quarta-feira (14) define os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

De acordo com a Portaria, a coordenação nacional das ações de vigilância da qualidade da água, de responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), realizará o trabalho em conjunto com as secretarias estaduais e municipais para promover e acompanhar a vigilância da água para consumo humano. A coordenação ainda vai estabelecer ações específicas no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) e executar ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano, de forma complementar a atuação dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

As secretarias de saúde dos estados e municípios devem inspecionar o controle da qualidade da água em sua área de competência e ainda garantir informações à população sobre a qualidade da água para consumo humano.

As companhias de abastecimento de água deverão elaborar relatórios com informações sobre o controle da qualidade da água que serão enviados para os estados, Distrito Federal e municípios. Os relatórios devem ter análises dos parâmetros, com acompanhamento mensal, trimestral e semestral.

 “A qualidade da água para consumo humano é uma preocupação constante da população e do Ministério da Saúde. As informações repassadas pelas companhias de abastecimento sobre o tratamento da água fornecida à população são essenciais para o controle da qualidade da água potável oferecida pelos estados e municípios”, ressalta o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto.

Assim, segundo a Portaria, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais ou qualquer outro parâmetro definido, as ações corretivas devem ser adotadas. Para acompanhar se as medidas tomadas foram eficazes, novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.

“A portaria reflete um esforço de mais de 120 profissionais, entre acadêmicos, especialistas, profissionais do controle e da vigilância da qualidade da água, que durante um ano e meio discutiram cada um dos parâmetros e seus respectivos valores, inclusões e alterações para definição de padrões para controle da qualidade da água potável”, relata a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Daniela Buosi Rohlfs.

Ações do Governo - O Programa Água para Todos, no contexto do PlanoBrasil Sem Miséria, hoje garante água de qualidade para os estados do Nordeste brasileiro. O programa é considerado uma das principais ações do Governo Federal para ampliar a oferta e o acesso à água nos meios urbano e rural, com planejamento e investimentos integrados, articulados com outras ações de saneamento básico.
Como ficam as atribuições

ANVISA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve exercer a vigilância da qualidade da água nas áreas de portos, aeroportos e passagens de fronteiras terrestres, conforme os critérios e parâmetros estabelecidos nesta Portaria, bem como diretrizes específicas pertinentes.

FUNASA: Cabe à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apoiar as ações de controle da qualidade da água para consumo humano proveniente de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água para consumo humano, em seu âmbito de atuação, conforme os critérios e parâmetros estabelecidos nesta Portaria.

PORTARIA N 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PRAÇA DAS ÁGUAS CABO FRIO EM TOTAL ESTADO DE ABANDONO







Eu estou acompanhando de perto o assunto praça das águas dede de janeiro de 2012, porem como estou a mais de três meses sem publicar absolutamente nada a respeito desse descaso por parte dos governantes, acredito que todos pensavam que esse assunto fosse passar em branco, porem como sei que muitas correções são feitas após uma série de críticas, eu utilizei o bom senso e aguardei os responsáveis tomarem alguma atitude ou ate mesmo algum pronunciamento, informando qual o plano de ação estariam tomando para minimizar os problemas existentes, ou até mesmo assumindo que não conseguem resolver os mesmos, seja lá por qual for o motivo. Pasmem caros leitores o silêncio impera a mais de seis meses desde a postagem da primeira matéria, nem Secretaria de Meio Ambiente, nem Cordenadoria alguma e muito menos o Prefeito, fizeram qualquer tipo de pronunciamento na tentativa de explicar o por que de tais aberrações que são visíveis a olho nu, pois o verde da água esta cada vez mais concentrado assim como proporcionalmente a essa concentração, cresce a possibilidade de problemas para aqueles que frequentam o local. Porem cabe aos usuários daquele local, saberem que a responsabilidade por cuidar do patrimônio da cidade esta incluída na gestão do município, logo já aparece de pronto o responsável, não só pela manutenção da qualidade da água, assim como limpeza asseio e conservação do local, incluindo também a proteção do cidadão que ali frequenta.
No estagio atual, o frequentador não só pode ser contaminado com qualquer poluente existente na água, como até mesmo ter maiores problemas físicos, pois existem fiações aparentes, já que se trata de um lago ornamental com presença de iluminação artificial.

A ideia de Paisagismo compete uma visão e uma prática de adequação ambiental, na perspectiva da salubridade, da estética e do bem estar geral, e sinceramente não é isso que vemos e podemos comprovar na sequencia de fotos que seguem com o conteúdo dessa postagem. Ao se desenvolver projetos que possuam efeitos é necessário se preocupar com a qualidade da água, sua manutenção, aspecto, cheiro, cor, transparência, nível de oxigenação, possibilidade de proliferação de larvas de insetos, de outros micro-organismos, alem também de se preocupar com a condição dos peixes existentes no local.
Para os responsáveis mais uma vez eu informo que a conservação, limpeza, controle físico químico e microbiológico das águas recirculantes (a população precisa ter acesso), são aspectos primordiais a manutenção de uma fonte do nível da praça das águas.

A Lei 6938 de 31 de agosto de 1981- Política Nacional de Meio Ambiente menciona em seu art.3º, I, da Lei 6.938/81 III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;
c) afetem desfavoravelmente a biota;
d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;
e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;

De posse desses dados de quem é a culpa pelo total estado de abandono da praça das águas senão o Município, que acompanha a tudo como se a responsabilidade não fosse sua, deixando o tempo passar, e parece que não estar se importando muito com a condição insalubre do local, assim como permitindo a poluição da água que recircula e por que não dizer também é aspergida no ambiente.

Outro absurdo que passa invisível aos olhos do  poder publico é o estado em que estão os peixes que ali existem, ou seja pra concluir, é uma vergonha o estado em que se encontra a praça das águas, e mais vergonhoso ainda é o total descaso do município com relação a esse grande impacto ambiental.

Condição da cascata que dizem estar tratada


 Fiação exposta essa é apenas uma existem outras


 O Município não seria o responsavel por guardar o lacal? O que fazem essas crianças ali?


Aerosol envia micro-gotas para ambiente externo

Esse é o estado do ambiente Lôtico 

Acima é o estado do ambiente Lêntico

 Acredito que as figuras acima e abaixo não necessitam de identificação 



Estado de conservação do local, presença de detritos



Sem comentários I

Sem comentários II


 Muito me preocupa a proximidade do público ao aerosol. 



 Sem comentários III


Esse é o total estado de abandono em que se encontra a praça das águas, se isso acontece em um lago artificial, onde o tratamento esta ao alcance dos homens e a resposta a qualquer programa de tratamento e bastante rápida(falo isso por ser químico), imaginem o que estão fazendo com a Laguna de Araruama, as Restingas, os Parques Ecológicos, os Manguezais, a Mata Nativa, os Sambaquis, As Dunas, as APP’s E as APA’s ................................................

Charles Domingues