sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MATÉRIA PUBLICADA NA COLUNA PASSANDO A LIMPO BLOG CARTÃO VERMELHO EM 23/02/2012
 

CONSUMISMO EXCESSIVO UMA NECESSIDADE INSUSTENTÁVEL.

Na contra mão da sustentabilidade, o mundo capitalista tem como missão enriquecer através do consumo desenfreado da população, ou seja; Consumir é a meta, mesmo que de forma desnecessária ou desenfreada, isso acontece com nós mesmos, é fácil culpar o governo, dizer que leis não são cumpridas, porem o que estamos fazendo para melhorar a situação? De quem estamos cobrando tais atitudes?

O Brasil lançou a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Que faz parte da gama de legislações específicas visando a proteção do nosso planeta, porem o que estamos fazendo com relação PNEA? La diz que é obrigação de todos a educação ambiental, que seja ela de maneira informal ou formal, então não quer dizer que só nas unidades de ensino ela deve ser ensinada, isso tem que partir de casa.

Quando vemos um celular novo na vitrine, será que pensamos no que fazer com o velho? Ou simplesmente damos sequencia ao consumismo e nos esquecemos da origem da cadeia produtiva desses ou de outros aparelhos, e vamos direto ao caixa?

Quando muitos culpam a legislação ou políticos eles não deixam te ter razão, mas não podemos esquecer-nos de culpar a nós mesmos, pois temos leis, orientações seja formal ou informal como e o caso da Política Nacional de Educação Ambiental, porem insistimos em deixar a torneira aberta quando estamos ensaboando um prato ou tomando um banho.

Acredito que se nós fizermos a nossa parte, que é sendo sustentável na base, em primeiro lugar nos reeducando com relação a nossa real necessidade, consumir de forma equilibrada, entender que a educação parte de casa, quando equilibrarmos nossas ações, ai sim vamos poder cobrar dos governantes que façam cumprir as leis, pois a fiscalização não esta dentro de nossas casas, os fiscais de nosso consumo somos nos mesmos, ou pelos menos deveríamos ser.

As leis cabem serem cumpridas a risca, pois não adianta nada fazermos isso tudo e vermos indústrias e pomposos Shoppings Center’s serem construídos em áreas de preservação ambiental, e da mesma forma, os governantes devem por obrigação se inclinarem a utilizarem uma política sustentável em beneficio do planeta, e não em favor de seu marketing pessoal.

Para tornarmos o Brasil em um pais sustentável precisamos unir em torno de um único objetivo, a sociedade, os produtores e os governantes. Nós precisamos consumir o necessário, ninguém precisa passar fome ou deixar de comprar coisas, mas que o faça de forma inteligente, pois se o fizermos assim as Indústrias passam obrigatoriamente a produzir de forma inteligente (sustentável), e os governantes entendam que é uma obrigação deles e não um favor, fazerem a sua parte, fiscalizando, criando leis e maneiras de que as mesmas sejam realmente cumpridas de forma transparente.

Se querem construir um mega empreendimento na cidade, parabéns, porem que ele seja erguido em uma área própria para isso, e não em uma área que deveria no mínimo ser respeitada pelo poder publico, ou por empreendedores que apenas se preocupam se o elevador panorâmico fica melhor de frente para APA, ou ao lado da APP.

Acho que nós deveríamos nos fazer algumas perguntas, aproveitando essa época de “pré campanha eleitoral”

Nós realmente lembramos em quem votamos nas ultimas eleições?

Alias vou melhorar a pergunta, por que votamos no candidato Z ou Y?

Quais as reais motivações que nos levaram a tal atitude?

E por fim ele atendeu as suas expectativas?

Pois é!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

URINAR NA RUA DEVE OU NÃO SER PROIBIDO?


Parte dessa matéria foi postada na coluna Passando a Limpo do
Blog Cartão Vermelho



URINAR NA RUA DEVE OU NÃO SER PROIBIDO?

Não tenho a mínima intenção de ser advogado ou de vir aqui falar de leis as quais não fazem parte de minha formação, haja vista eu não ter competência para isso. Porem eu não poderia deixar de falar sobre esse assunto que continua sendo muito polemico em Cabo Frio, urinar na rua deve ou não ser proibido?

Contudo o que o prefeito de Cabo Frio parece não entender, é que a partir do momento que ele vetou a lei do xixi, do Vereador Dr. Taylor, ele esta contribuindo para que pessoas pratiquem esse ato de uma forma deliberada, ou seja;

Já que não tem punição que os necessitados se utilizem das calçadas, das arvores e dos postes, dos pontos de ônibus, como local de alivio.

Vamos a alguns aspectos técnicos que vão alem do que comentam.

Vocês sabiam que a urina pode acelerar o processo de corrosão em grades portões e demais componentes metálicos?

Urinar nas ruas pode causar mais problemas do que um simples mau cheiro. A exposição prolongada à urina danifica estruturas de concreto armado, existe um fenômeno que diminui a alcalinidade do concreto, que seria a presença do acido úrico proveniente da urina humana, ele pode penetrar nas micro fissuras do concreto e danificar a sua estrutura.

Mas o que tem isso a ver com o fato de se fazer xixi na rua?

E simples, ninguém que urina na rua, o faz de uma forma livre, sempre procura se esconder em uma parede, coluna, marquise, pilastra ou ponto de ônibus e ali se aliviar, e nisso a urina fica estagnada no local e como já vimos, alem do mau cheiro pode trazer diversos problemas, nas construções, e até mesmo por que não dizer deteriorar a patrimônios públicos.

Dêem uma lida no que aconteceu em Salvador


Segundo estudos realizados pela Universidade Federal do Paraná o problema se agrava no Litoral por causa da maresia esse é o nosso caso. “A urina pontecializa a maresia. A estrutura com o tempo não agüentam e cae.

Ah!!! Isso eu consigo explicar como químico

É um fenômeno relativamente simples com a redução da alcalinidade do concreto devido a penetração do acido úrico, o mesmo reage e penetra no concreto e com o tempo resultam na perda gradual de massa e resistência da base.



Então podemos entender que esse ato poder ser identificado dependendo de quem julgue como atentado ao pudor, ou ate mesmo trazer, problemas estruturais ou ate quem sabe agravar problemas de saúde.

Segundo matéria publicada na gazeta do povo www.gazetadopovo.com.br, a médica Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias, coordenadora do serviço de controle do Hospitalar do Nossa Senhora das Graças, explica que as poças de urina, atraem roedores, que também urinam no local. Se a urina do rato estiver contaminada, há risco de contrair leptospirose. “Não é preciso ter cortes nos pés para contrair a doença, basta ter contato. Nunca se sabe no que se está pisando”, alerta a médica.

Por outro lado não querendo defender quem pratica o ato de fazer xixi na rua, mas quem nunca tentou entrar em um estabelecimento e pedir para usar o banheiro e escutou o moço do balcão dizer, que o banheiro esta em manutenção ou então que era para uso exclusivo de funcionários.

Portanto caro prefeito não olhe a lei do vereador Dr. Taylor como uma lei feita por alguém da oposição, mas sim de uma lei que pode e muito contribuir para o Município, haja vista Cabo Frio ser uma cidade que recebe diversos visitantes, e ninguém gostaria de ver uma cidade maltratada ou sob risco de qualquer acidente resultante de simples vontades, vamos olhar para os projetos com menos emoção e avaliar o fundamento dos mesmos e ver até que ponto eles realmente agregam valor para a cidade.

Decisões devem ser tomadas pela razão caro Prefeito!!!!

Já que o Sr não concorda com a lei que é um direito que lhe cabe, sugiro como cidadão que o Sr procure realizar alguma espécie de campanha de conscientização com relação a não fazer xixi em locais de publico, e que a prefeitura providencie banheiros suficientes para atender a demanda, e olha que a demanda não é pequena.

Sendo assim o município sabendo que a cidade receberá um numero muito grande de visitantes nesse carnaval, deveria se preocupar muito mais com esse problema.

Por fim Isso mais me parece um problema emocional do que estrutural.

Bom feriado a todos.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PRAÇA DAS ÁGUAS CABO FRIO - DESCASO OU DESCONHECIMENTO?


PARTE II

Essa matéria eu já havia publicado em Meu Blog em 16 de janeiro de 2012, porem como eu pude observar e acredito que todos que passam pelo local viram que nada mudou a água esta cada dia mais verde, e o local a cada dia mais frequentado, então resolvi acompanhar de perto a situação, e a cada mês irei atualizar essa matéria, com novos fatos e fotografias, até que as pessoas responsáveis pela conservação da mesma se pronunciem e/ou tomem as devidas providências demonstrando através de ações que eles estão preocupados com a paisagem, o meio ambiente e também com a população que ali frequenta,  população essa que na maioria das vezes esta próxima a liberação do Spray (nevoa) formada pelo chafariz.


Para os responsáveis não esquecerem eu mais uma vez escrevo que a conservação e limpeza, controle físico químico e microbiológico das águas recirculantes (a população precisa ter acesso), são aspetos primordiais a manutenção de uma fonte do nível da praça das águas.

 Continuo sem saber se é descaso ou desconhecimento!!!!!!!!!!!!!!!!

Aparência verde não só da água, mas também das pedras

Matéria gelatinosa e escorregadia nas pedras (Slim bacteriano)

Resolvi fazer comparações para que possamos acompanhar ao logo do tempo as providências referentes a melhoria da qualidade da água, uma espécie de linha do tempo e quem sabe assim eu consigo chamar a atenção para a existência do problema que me parece vem passando desapercebido.


10/01/2012                                         31/01/2012

 10/01/2012                                         31/01/2012
 10/01/2012                                         31/01/2012
 10/01/2012                                         31/01/2012
 10/01/2012                                         31/01/2012
 
10/01/2012                                         31/01/2012
10/01/2012                                         31/01/2012

RESUMINDO NADA MUDOU !!!!!!!!

Mais uma vez eu ressalto que existem diversas formas de se trabalhar preventivamente, seja melhorando o estado atual da água por intermédio de tratamentos adequados, assim como realizando um rígido controle da qualidade físico químico e microbiológica (análises específicas) da mesma.

Nessa espécie de linha do tempo (fotografias), todos nos podemos observar que a praça das águas continua com processo de desenvolvimento de algas bastante acentuado, não aparentando que foi realizado nenhum  plano de ação especifico para mitigar o problema. Volto a frisar que existem ainda alguns procedimentos que se fazem necessário, quando se existe presença de vida em lagoas artificiais, tanto no que se refere a peixes e pessoas ao redor, sendo imperativo que se realizem um tratamento especifico visando o combate das algas e demais contaminantes sem agredir o meio.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MANIFESTAÇÃO EM FAVOR DO MANGUE DE PEDRA

DEU NO BLOG A DAMA DE COPAS DE BÚZIOS



Sábado as 17:30h na praça do Cruzeiro acontecerá a Manifestação contra a destruição do Mangue de Pedra, na praia da Gorda.

A associação de quilombolas da Raza, realizará uma manifestação em prol do Mangue de Pedra. Não podemos permitir que um empreendimento seja construído, destruindo tudo a sua volta.

Unindo forças podemos acabar com essa pouca vergonha e descaso com esse lugar único.





fotos: Bebeto Karo

http://adamadecopasdebuzios.blogspot.com/2012/02/manifestacao-em-favor-do-mangue-de.html
                                           

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA A REDE RECORD RIO




ENTREVISTA CONCEDIDA A REDE RECORD DE TELEVISÃO COM RELAÇÃO AO AR CONDICIONADO E OS CUIDADOS PARA QUE O AR CONDICIONADO NÃO SEJA FONTE DE CONTAMINAÇÃO EM CASA OU NO TRABALHO.

O BRASIL CONTA COM LEGISLAÇÕES ESPECÍFICAS PARA O CONTROLE DA QUALIDADE DO AR CONDICIONADO.